O Carrefour prepara seu próximo passo no seu projeto de comércio eletrônico no Brasil. Em março de 2016, a rede varejista francesa deve estrear no mundo online com a área alimentícia.

A informação é de Abilio Diniz, dono de uma fatia de 12% da operação local da rede varejista francesa. “O Carrefour demorou muito para entrar no comércio eletrônico, mas agora está apostando com força e a operação já é uma fatia bastante importante”, disse o empresário brasileiro.

A rede varejista retornou ao comércio eletrônico no Brasil em julho deste ano, quatro anos depois de encerrar suas operações online no País. A volta, no entanto, foi apenas em produtos na área de tecnologia, decoração, autos e ferramentas e itens infantis.

O Pão de Açúcar, empresa que pertencia à Diniz e hoje controlada pela francesa Casino, já conta com a área de alimentos integrada ao seu comércio eletrônico.

O americano Walmart também desenvolveu um segmento para vender alimentos e bebidas, embora foque sua estratégia em produtos eletroeletrônicos.

Abertura de capital
 
Diniz também confirmou os planos da operação brasileiro do Carrefour de abrir o capital em 2017. “O Brasil mudou”, disse Diniz. “Temos mais oportunidades de negócios. Então, é o momento certo para abrir o capital.”

O empresário não confirmou data, nem o objetivo de captação da empresa. Diniz, no entanto, tem uma opção de aumentar sua participação no Carrefour Brasil antes do IPO, o que ele pretende fazer.

Atualmente, Diniz detém 12% da companhia e pode chegar a 16%. Questionado se fará a nova capitalização, Diniz deu a entender que aumentará sua fatia. “Acho que sim”, respondeu ele.

Diniz voltou ao varejo, depois de sair do Pão de Açúcar, em dezembro de 2014, quando comprou 10% do Carrefour Brasil por R$ 1,8 bilhão – ele aumentou sua participação logo depois para 12%. O empresário brasileiro detém também uma fatia de 8% na operação global, sendo o terceiro maior acionista individual.

Desde que entrou no Carrefour Brasil, a companhia investiu em lojas menores e trabalha na reformulação do modelo de hipermercado. Os resultados logo apareceram. Em 2015, o Carrefour retomou uma liderança na área de alimentos, perdida justamente para o grupo Pão de Açúcar, a antiga casa de Diniz.