O Carrefour lança em janeiro e deve expandir ao longo de 2019 uma tecnologia que permite o pagamento por meio do celular, escaneando o código de barras dos produtos na loja com um aplicativo. A tecnologia chamada de “Scan&Go” começa no próximo mês em uma loja Carrefour Express na zona sul de São Paulo e deve ser levada a todos os pontos de venda da rede e dos supermercados Carrefour Market ao longo do próximo ano.

A partir de um aplicativo, é possível ler o código de barras dos produtos, utilizando a câmera do celular, e criar uma cesta virtual para pagamento com um cartão de crédito no próprio APP. Há ainda a etapa de apresentar o comprovante na tela do celular para um colaborador e colocar os produtos na sacola.

Por enquanto, as compras são pagas somente via cartão de crédito e o aplicativo está disponível apenas via Google Play. O objetivo é ofertar ao longo do ano outras opções de pagamento e chegar à Apple Store.

O grupo já vinha testando esse modelo internamente numa loja destinada a seus colaboradores, localizada no prédio da sede administrativa. Segundo o Carrefour, a expectativa é reduzir em mais da metade o tempo médio que o cliente gasta atualmente nas lojas de proximidade do Carrefour.

No próximo ano, a companhia deve testar a mesma tecnologia em seus postos de combustível, que passarão a oferecer tag RFID, via identificação de radiofrequência, que será fixada no veículo para pagamento automático.