A IKEA, empresa europeia famosa por vender produtos baratos e do estilo “monte você mesmo”, anunciou que estabeleceu uma parceria com a Renault para criar o primeiro carro elétrico da marca. O Höga, como será chamado terá de ser montado pelos clientes que o comprarem, assim como a maioria dos produtos da marca. O veículo ainda está em fase de projeto, mas tudo indica que vai mesmo chegar às lojas da cadeia sueca.

+ Qualquer hora você pode ver carros e motos da polícia de Nova York nas ruas de São Paulo

Com 2,30 metros de comprimento e 1,80 metros de altura, o Höga será um pequeno carro, semelhante a um Smart, mas com um espaço interior completamente diferente. Se chegar à fase de comercialização, será entregue aos clientes como o resto dos produtos da marca sueca: numa caixa, com kit de instruções e os vários componentes para a sua montagem. Neste caso, serão 374 as peças que virão na embalagem e que será preciso juntar para ficar com um carro elétrico.

O design é eficiente e se baseia em um conceito de sustentabilidade. Além de ser elétrico, o veículo é composto em 68% por peças que podem se utilizadas mais do que uma vez, e é enviado aos compradores num caixote reutilizável. A ideia é que o carro possa ser montado em algumas horas, por apenas uma pessoa.

De acordo com o jornal francês Connexion, as duas empresas estão trabalhando nele atualmente. Pode consultar algumas imagens do protótipo no portfólio do designer, aqui. Não há ainda data — nem sequer previsão — para o lançamento do Höga, mas já se sabe que custará cerca de 5.300 euros.