O preço do carro usado no Brasil registrou queda pela primeira vez em 21 meses, de acordo com os dados do mês de abril do Indíce Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

A retração de 0,47% num primeiro instante pode parecer discreta, mas acompanha a tendência de queda nas vendas de usados mostrada peça Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) no mês passado.

+ Varíola dos macacos: Anvisa esclarece que não recomendou isolamento

As vendas de abril caíram 13,5% em comparação a março, enquanto que no acumulado do 2022 as vendas estão 21,2% abaixo do mesmo período de 2021, ano marcado pelo recorde de vendas no setor.

Motivos para a retração

O mercado de automóveis viu a elevação dos preços atingir tanto os modelos novos como os usados durante a pandemia. O primeiro grupo sofreu com a escassez de componentes que impactou a produção de veículos e levou as fabricantes a alterar sua política de preços, elevando os valores.

Como consequência, o carro usado viu a sua procura subir, levando junto os preços. Em 2021 a valorização desse grupo de veículos foi de 22%.

A retração registrada nos preços e vendas no último mês incluem fatores como a guerra na Ucrânia, que trouxe impactos no preço do combustível, e o empobrecimento do brasileiro devido a inflação, com o salário não acompanhando o aumento registrado em vários setores, como alimentação, transportes e saúde.