O momento de vender seu carro sempre traz a preocupação de garantir um bom negócio, não perder dinheiro e assegurar uma avaliação justa ao seu bem. Mas será que você sabe quais são os fatores que mais complicam na hora da venda?

Para Fabio Zveibil, VP de Consumer Solutions da Creditas, o estado geral do veículo e sua aparência influenciam muito na hora de vender seu carro. “A Creditas Auto verifica mais de 250 itens no carro, avaliando cada um destes itens para garantir o padrão de qualidade”, disse Zveibil.

+ Qual a melhor hora de vender seu carro usado: agora ou no fim do ano?

“Não significa que carros que não passam na avaliação estejam condenados, mas é importante conhecer os problemas, avaliar se é relevante ou não para sua situação, e considerar estes problemas na negociação de preço, pois podem trazer custos adicionais durante o uso do veículo e perda de valor na revenda”, explicou à Isto É Dinheiro.

Com isso, os cinco fatores que mais influenciam na hora da venda do seu carro, de acordo com o especialista são:

1 – Documentação

Para conseguir vender seu veículo, primeiramente ele precisa estar com a documentação em dia, caso contrário ocorrerá uma negociação para o abatimento dos valores referentes a multas, impostos ou licenciamento, ou o comprador pode até mesmo desistir da negociação.

2 – Histórico de acidentes

Todo mundo está sujeito a um acidente de trânsito, mas ninguém quer comprar um veículo que já foi batido. A situação pode ser contornada se o reparo foi feito em uma oficina especializada ou concessionária e sempre mantendo a integridade estrutural do veículo.

3  – Manutenção

Este é um ponto que tem se colocado a frente da quilometragem, para a surpresa de muitos. Afinal, não adianta ter um carro pouco rodado, mas sem as revisões periódicas. Então, mantenha sempre o manual do proprietário com todos os registros de revisões dentro do prazo de garantia, assim como as notas fiscais de peças e serviços realizados no automóvel.

4 – Cuidados gerais

Com o tempo, a lataria do veículo costuma receber alguns arranhões e pequenos amassados, mas caso esses danos sejam muito evidentes, vale a pena procurar o chamado “martelinho de ouro” para acabar com esses problemas e garantir uma valorização do veículo. Com a lataria do carro em boas condições, vale fazer aquele limpeza caprichada no carro, tanto por dentro como por fora, para destacar as qualidades do automóvel na hora de mostrá-lo para um interessado ou para tirar fotos para um anúncio na internet.

5 – Preço

Um item que não tem a ver diretamente com o veículo, mas que pode complicar muito na hora de vendê-lo é o preço. Tome cuidado para não valorizar demais o seu carro e espantar os interessados. Faça uma pesquisa de preços com veículos similares ao seu. Existem diversas ferramentas na internet para isso, além da boa e velha Tabela Fipe.

Fabio Zveibil ainda destacou um ponto importante no processo de venda, o canal escolhido para a negociação, que pode ser via classificados, direto para um conhecido, para uma loja/concessionária ou em plataformas de venda online, e que pode ser influenciado pela pressa do vendedor em realizar a negociação. “Classificados demoram mais; lojas, concessionárias e plataformas permitem venda em poucas horas”, concluiu.