As empresas de software Aptiv e a Lyft anunciaram nesta terça-feira (11) terem realizado mais de 100 mil viagens pagas nos veículos autônomos controlados em conjunto pelas companhias, segundo informou o site Tech Crunch.

Os táxis autônomos, guiados por um robô, são gerenciados pela Aptiv, enquanto que a Lyft entra com o controle do aplicativo de viagens.

+ Carros autônomos deverão estar no mercado até 2025, diz pesquisador
+ Brasileira Hitech Electric lança carro autônomo elétrico em parceria com a Positivo
+ Veículos elétricos e autônomos são o futuro da mobilidade urbana, aponta estudo

O programa se mostrou um sucesso, desde que foi lançado em janeiro de 2018, ainda como um projeto inicial de apenas uma semana. Em agosto, o programa ultrapassou 5 mil corridas autônomas e fechou dezembro daquele ano com mais de 25 mil viagens. Em maio do ano passado, as empresas relataram mais de 50 mil viagens feitas em Las Vegas.

Mesmo guiados por um robô, as empresas seguem alguns protocolos humanos, como, por exemplo, um motorista guiando manualmente nos estacionamentos e áreas de entrada de hotéis.

A Aptiv foi expandindo seu negócio conforme a procura pelo serviço de veículos autônomos foi aumentando. Há pouco mais de um ano, a empresa comprou um centro operacional em Las Vegas para guardar os carros da operação e servir como base da equipe de engenharia, que trabalha na pesquisa e desenvolvimentos dos sistemas de software e hardware, validação e mapeamento.