O comércio digital é uma realidade em diversas áreas no Brasil. Desde aparelhos eletrônicos, passando por roupas, a onda chegou até mesmo entre os veículos.   

Porém, além da praticidade de pesquisar preços e conversar com o vendedor sem sair de casa, é preciso tomar atitudes práticas para não cair em golpes. 

+De votos para presidente a abstenções: confira recordes que foram batidos nestas eleições

No final do mês de setembro, a Polícia Civil de São Paulo prendeu 12 pessoas suspeitas de vender carros roubados em plataformas online. A quadrilha atuava falsificando documentos e fabricando laudos falsos para provar que os veículos estavam em condições regulares. 

De acordo com Flavio Passos, VP de Autos e Comercial da OLX, o comprador deve pedir uma vistoria em uma empresa credenciada no Detran antes de fazer qualquer transferência para o vendedor. 

“Na vistoria nos pontos credenciados pelo Detran eles vão bater o chassi com o Renavam do veículo. Aí não tem como o documento clonado prevalecer. Porque você pode clonar tudo naquele veículo menos a adulteração do chassi. A partir desse momento você está 100% coberto”, avisou. Confira outras dicas para realizar uma compra de automóvel online:

  • Não negocie nem transfira valores para terceiros

Passos recomenda que tanto o contato quanto o pagamento seja feito somente para o proprietário do veículo e não com qualquer pessoa que se identifique como um intermediário. 

  • Saiba em qual loja você está comprando

Antes de realizar qualquer pagamento, é recomendável que o comprador busque informações sobre o site onde ele está comprando e do vendedor. O CEO da consultoria Maeztra, Edson Gagliardi, explica que uma rápida consulta do CNPJ da loja em sites como o Reclame Aqui já pode ajudar. “Veja onde você está comprando. Se é um um site de grandes locadoras ou se é particular e também identifique o e-commerce em que o veículo está sendo negociado”, disse.

  • Faça a vistoria cautelar

Outra vistoria que o comprador pode pedir é a cautelar. Com ela é possível verificar se o veículo já sofreu algum sinistro, modificações estruturais, retoques de pintura, além de restrições judiciais e multas. Procure uma empresa especializada nesses serviços.

“Ainda que possa estar tudo ok desconfie do laudo cautelar aprovado, principalmente se não permitirem que você faça um novo. Esse custo pode ser negociado com o vendedor, mas normalmente é do comprador. Na minha opinião mesmo que o comprador tenha que pagar é válido para evitar dor de cabeça depois”, apontou o CEO da plataforma de negócios digitais Ticto, Guilherme Petersen.

  • Peça o Renavam do veículo

Outra dica muito importante ao fazer uma negociação de um carro online é ter em mãos o Renavam do veículo. Com esse número você consegue ter acesso a todo o histórico do veículo.  

  • Cuidados na hora de ver o carro

Depois de tomar todos os cuidados no ambiente virtual, chegou a hora do encontro presencial. O ideal é que ele seja feito em um local público e movimentado, como estacionamentos de shopping ou supermercado ou em frente a uma delegacia. Passos aponta que levar um mecânico de sua confiança pode ser uma boa saída neste momento. 

Antes de realizar qualquer transferência, o último passo é estar ao lado do vendedor no cartório depois de ter a firma de ambos reconhecida.  “Aí sim você pode fazer o Ted ou o Pix porque o documento do carro será transferido e o veículo será entregue”, concluiu Passos.