Lítio. Este é o elemento que nos últimos anos se tornou o chamado ‘ouro branco’. O preço deste importante componente para a fabricação das baterias aumentou até 2022. Contudo, algo surpreendente aconteceu e isso poderá significar que o seu carro elétrico pode deixar de ser apenas um sonho e se materializar muito em breve!

Muitas pessoas não têm um elétrico porque ainda é caro adquirir um veículo deste novo segmento. E um dos elementos que mais contribui para os preços altos dos elétricos é o valor da bateria, onde o lítio é o principal elementos.

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De acordo com a agência de informação de preços Benchmark Minerals, desde janeiro, o preço do lítio caiu quase 20%. Uma queda acentuada que chegou no momento em que as vendas de automóveis elétricos crescem. O cobalto, outro material chave em muitas baterias, diminuiu mais de metade. O cobre, essencial para motores elétricos e baterias, caiu no preço em 18%. E tudo isto em um momento em que a procura aumenta e novas minas em locais como os Estados Unidos e o Peru estão se apressando para entrar em funcionamento.

Estas mudanças abruptas de preços têm até confundido muitos analistas que tinham previsto que os preços permaneceriam elevados ou mesmo subiriam este ano, atrasando a transição energética nos transportes, mas também nas energias renováveis.

Em vez disso, a queda dos preços das matérias-primas tornou mais fácil para os fabricantes de automóveis reduzir os preços dos seus produtos elétricos, ou aumentar as margens de lucro.

Uma das primeiras medidas veio no início de janeiro, quando Tesla cortou os preços nos elétricos Model 3 e Model Y, e mais tarde fez o mesmo com o Model S e o Model X.

Em alguns casos, estas reduções ultrapassaram os 10%, iniciando uma guerra de preços que, como podemos ver, também tem outro papel fundamental a desempenhar na redução dos custos dos componentes.

Os especialistas dizem que os preços de componentes como o lítio podem continuar a baixar devido a fatores como a procura mais fraca do que o esperado na Europa e na China, onde as mudanças nos programas de apoio abrandaram um pouco as vendas no início do ano.

Mas outras vozes da indústria disseram que a queda poderia ser devida à entrada em funcionamento de novas minas e fábricas de processamento, que tinham aumentado a oferta e, por conseguinte, reduzido os preços.

A questão é que mesmo após uma queda tão acentuada no preço, os preços do lítio permanecem tão elevados que a extração e processamento do metal é um negócio extremamente lucrativo. O metal adequado para baterias custa entre $5.000 e $8.000 por tonelada.

Dadas as enormes margens de lucro, os investidores estão ansiosos por investir o seu dinheiro em projetos de mineração e processamento. Mesmo os governos estão dando grandes somas de dinheiro a novos projetos de lítio, o que no papel deveria resultar num aumento da produção, e em preços mais baixos.

Contudo, outros peritos advertem que o oposto pode ser verdade. De acordo com estimativas do governo dos EUA, o fornecimento de lítio precisa de aumentar 42 vezes até 2050 para satisfazer a procura de setores como os carros elétricos.