Os carros voadores estão já em desenvolvimento há vários anos, ainda que não exista nenhuma proposta em concreto ou previsão de lançamento para o mercado. Carros que levitam são outro segmento à parte. Na China estão acontecendo testes com recurso da tecnologia Maglev e há um vídeo paraa mostrar os resultados conseguidos.

Um carro de 2,8 toneladas foi levantado do chão em movimento, a cerca de 35 mm. Este feito aconteceu na China, na província de Jiangsu.

+ Quais carros usados são bons negócios e por quê?

Este feito foi conseguido graças ao trabalho de uma equipe de engenheiros da Universidade de Chengdu Southwest Jiaotong, tendo sido testados um total de 8 carros comuns, adaptados com um sistema de levitação magnética, Maglev.

Os carros foram colocados para circular em pistas numa distância de 7,8km, tendo sido atingida uma velocidade máxima de 230 km/h.

O sistema maglev de levitação magnética

O sistema Maglev de levitação magnética é já utilizado há vários anos nos trens rápidos. O trem circula nesta linha afastado do chão propulsionado por forças atrativas e repulsivas do magnetismo através do uso de supercondutores. Assim, devido à falta de contato entre o veículo e a linha, a única fricção que existe, é entre o aparelho e o ar. Por consequência, os trens de levitação magnética conseguem atingir velocidades bastante elevadas, com relativo baixo consumo de energia e pouco ruído.

A Alemanha e o Japão são os dois países no mundo que mais têm apostado na pesquisa e desenvolvimento de tal sistema e a China tem, desde julho, uma linha Maglev inaugurada que permite atingir os 600 km/h, ainda que não seja muito utilizada devido a limitações que se prendem com a rede de suporte inexistente.

O que os pesquisadores pretendem com estes testes é trazer a tecnologia dos trens para os carros, podendo ser assumida como uma alternativa mais eficiente a todas as propostas existentes.