03/05/2006 - 7:00
Francis Bacon (1909-1992), o inquieto pintor de Dublin, fez fama ao reconstruir a arte de grandes mestres. Pegava obras de Velázquez, Goya e outros gênios dos pincéis e dava um toque de modernidade, muitas vezes beirando a excentricidade. No mundo do automobilismo, guardadas todas as proporções, há um homem que poderia ser comparado a Bacon. O curitibano Tarso Marques, de 30 anos, ex-piloto de Fórmula-1, é o artista que está revolucionando o modo de construir carros. No comando da TM Concept, uma empresa que fabrica automóveis de forma artesanal, ele criou um estilo próprio. Transforma carros antigos em máquinas endiabradas que alcançam 300 km/h. Cada biela, pistão ou virabrequim ganha um novo contorno. As carrocerias recebem uma nova roupagem, mais agressivas, porém, sem perder a classe. ?Também construo carros do zero?, diz Tarso Marques. ?Desenho, faço o chassi e cada detalhe do automóvel?. É uma brincadeira para gente grande. E bota grande nisso. Os preços dos veículos variam de R$ 200 mil a até R$ 600 mil.
A produção é pequena – são quatro unidades produzidas por ano ? mas há uma fila de gente em busca dos carros ímpares da TM Concept. Cada exemplar demora de seis meses a um ano para ficar pronto. Tudo é modificado com o incremento de equipamentos de ponta. A potência dos motores instalados nos bólidos varia de 400 cavalos a até 720 cavalos. Os freios são superiores aos utilizados pelos automóveis que competem na Stock Car. ?Instalamos peças usadas em carros de corrida?, diz Marques. O projeto é criado de forma profissional. A empresa tem engenheiros especializados em provas de automobilismo e faz testes e simulações em computadores. Tais atributos têm seduzido aficionados de todo o País. ?Deixei de comprar uma Ferrari Modena para ter um carro do Tarso?, diz o empresário Júlio Massoqueto, também dono de automóveis Mercedes, BMW e Audi. ?Decidi optar pela exclusividade pois o meu carro será único no mundo inteiro?. Aí mora o segredo da TM Concept: nenhum modelo é igual a outro. ?Uma empresa que consegue passar essa imagem para o consumidor é imbatível?, avalia o consultor Carlos Ferreirinha, especializado em mercado de luxo. ?O produto, contudo, deve ser surpreendente?.
Se no mundo do automobilismo a empresa está conquistando esse espaço, no segmento de motocicletas ela conseguiu um lugar no Olimpo há mais de um ano. A montadora de Marques é a única autorizada no mundo inteiro pela Harley Davidson para customizar as suas motocicletas. Ou seja, ao invés de o cliente da marca comprar um modelo e mandar alterá-lo, ele pode sair da concessionária com a máquina já customizada com o selo de garantia da Harley. ?Comecei tudo isso como um hobby?, diz Marques. ?Hoje virou um negócio?. Um negócio, é bom salientar, lucrativo, muito lucrativo.
Detalhes que fazem diferença
THUNDERBIRD
MERCURY 51
MOTOR
de um BMW 540i com potência de 290 cavalos e nitro de 110 cavalos
BANCOS
confeccionados em aço, painel futurista e um sistema de áudio e vídeo com DVD
CÂMBIO
automático e freio a disco nas quatro rodas com sistema ABS
MOTOR V8
dispõe de nitro e uma potência de 483 cavalos
PÁRA-CHOQUE
recebeu nove dentes de aço cromado e ficou mais agressivo
SUSPENSÃO
a ar com regulagem nos botões localizados no painel