Com a aparente baixa na demanda por carros, acarretando até na paralisação de algumas fábricas, o preço dos automóveis em geral deve cair nos próximos meses. A análise é da KBB Brasil, empresa especializada na precificação de carros novos, seminovos e usados.

De janeiro para fevereiro, o Monitor de Variação de Preços da KBB Brasil confirmou uma ligeira variação nos preços dos veículos leves zero quilômetro de ano e modelo 2023.

+ Montadoras asiáticas lideram a corrida por carros elétricos no Brasil

A variação foi baixa: de 0,22% a 0,39% para carros com até três anos de uso e de 0,42% a 0,64% para veículos leves de quatro a 10 anos de uso.

Isso pode ser uma consequência da alta de vendas de veículos novos registrada em fevereiro, de acordo com o levantamento divulgado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Segundo a instituição, houve um aumento de 11% na média diária de vendas de veículos em relação a janeiro, o que representou a comercialização de 7,2 mil unidades por dia.

Por outro lado, os veículos zero quilômetro ano 2023 não registraram qualquer percentual na variação de preços, que vem se mantendo desde janeiro, enquanto os de ano modelo 2024 tiveram uma leve alta de 0,10% em fevereiro, enquanto que no mês anterior, esse índice registrou uma pequena queda de 0,13%.

Já com relação aos carros elétricos, o mais valorizado foi o Renault Kwid E-Tech, que registrou variação de 4,90% no preço do zero quilômetro. Entre os seminovos, o mesmo carro apresentou valorização de 0,71%.

O levantamento da KBB Brasil analisou 23.622 versões de veículos zero km, seminovos (até três anos de uso) e usados (de quatro a 10 anos de uso) disponíveis no mercado para fazer o levantamento.