Crédito

 

O cartão BNDES, que oferece crédito pré-aprovado de até R$ 1 milhão a juros de 0,97% ao mês, deve emprestar cerca de R$ 12 bilhões neste ano, 60% a mais do que em 2010, quando foram registradas 540 mil operações, num total de R$ 7,6 bilhões. Segundo o presidente do banco, Luciano Coutinho, o valor médio das transações foi de R$ 14 mil, típico dos negócios de pequeno porte. Lançado em 2004, o cartão, cuja cobrança é similar à de um cartão de crédito, foi a solução encontrada pelo BNDES para chegar mais rápido aos micro e  pequenos empreendedores. Com o cartão, eles podem administrar seu capital de giro, bem como financiar a compra de equipamentos, serviços e insumos.  

 

45.jpg

 

 

 

Laranja


Suco quer voltar aos EUA

 

Os americanos barraram a entrada de suco de laranja brasileiro em janeiro, mas os produtores locais não esmoreceram. Preparam sua volta para os próximos meses com a readequação do sumo às exigências do Tio Sam, que reclamou dos resíduos do fungicida carbendazim no suco concentrado, acima do permitido pela legislação dos Estados Unidos. O desafio agora é zerar a quantidade da substância.

 

46.jpg

 

 


Paraíso fiscal


Leão suíço afia os dentes 

 

A vida está ficando difícil para empresas e para os cinco mil milionários, como o piloto Michael Schumacher, que buscam as vantagens fiscais oferecidas pela Suíça. Na semana passada, a população do cantão de Appenzell Ausserrhoden decidiu aumentar as taxas que estrangeiros devem pagar para fixar moradia na região. Esse é o terceiro dos 26 cantões do país a abolir o sistema de privilégios até então existente.

 

47.jpg

 

 

 

Curtas

 

Peter Schiff, CEO e estrategista-chefe global da Euro Pacific Capital, estará em São Paulo, em maio. Ele será o principal palestrante de um fórum de debates promovido pela Escola Austríaca e pelo Instituto Ludwig von Mises – Brasil (IMB), comandado pelo economista Helio Beltrão Filho. Schiff foi um dos raros investidores  que anteciparam o colapso financeiro de 2008.

 

 

Presente em Brasília e Belo Horizonte, o programa de fidelidade Dotz acaba de ser lançado na região de Campinas, no interior paulista, abrangendo 28 municípios. Hoje, são feitas dez mil trocas de mercadorias com o cartão diariamente. “Até o fim do ano, deveremos chegar cinco milhões de clientes ativos”, afirma Roberto Chade, presidente da Dotz.

 

 

 

Atendimento


Cliente secreto

 

As prestadoras de serviços de clientes ocultos, que visitam secretamente estabelecimentos como restaurantes e hotéis para avaliar o atendimento e o serviço oferecidos, estão em alta. “Em 2011, o número de contratos aumentou 70% sobre 2010”, diz José Worcman, fundador da OnYou, de São Paulo, que tem entre seus clientes a rede de cinema Cinemark. 

 

48.jpg

 

 

 

Bônus do CEO da InBev é de R$ 325 milhões

 

49.jpg

 

 

 

Lançamentos


Para lotar as prateleiras

 

A Flora, empresa de higiene e limpeza do grupo JBS, planeja lançar pelo menos 400 itens até 2015 entre novas versões e produtos inéditos. A partir de março eles começam a chegar às prateleiras. Algumas marcas serão reposicionadas, como o sabonete Hydratta, que também será direcionado ao público infantil. À frente do agressivo plano de expansão está o executivo Eduardo Luz, ex-Unilever, que acaba de inaugurar uma fábrica em Itajaí (SC), onde foram investidos R$ 200 milhões. 

 

50.jpg

 

 

 

Colaboraram: Carla Jimenez, Carlos Eduardo Valim, Marcelo Cabral, Marcio Orsolini e Rosenildo Ferreira