O Governo Federal abriu nesta quarta-feira (10) uma consulta pública sobre novas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e entre os temas abordados está o que retira a obrigatoriedade do curso teórico para a primeira habilitação.

O texto diz: “Com exceção do curso teórico de direção defensiva e de conceitos básicos de proteção ao meio ambiente relacionados com o trânsito, nos termos do § 1º do art. 148 do CTB, é opcional para o candidato a realização de quaisquer cursos teóricos de formação”.

+ Kombi elétrica da Volkswagen será apresentada ao Brasil no Rock in Rio

Dessa maneira, o candidato terá a opção de estudar sozinho, frequentar aulas presenciais ou remotas oferecidas pelos centros de formação de condutores ou na modalidade de ensino à distância.

Outros pontos de destaque na consulta

Também há o uso de tecnologia embarcada nas aulas e exames de direção e a possibilidade de optar pela realização de aulas e exame de direção em veículo de câmbio automático, com inclusão de restrição na habilitação, limitando a condução apenas a esse tipo de veículo.

Outro item a ser consultado prevê o aumento do prazo para conclusão dos processos de habilitação e previsão de reaproveitamento de exames em que o candidato já tenha sido aprovado.

Para participar da consulta pública, basta acessar este link.