Criada em 2020, durante o período mais intenso de pandemia, a 99Pay, carteira digital da 99, completou três anos. A plataforma, que pode ser utilizada por passageiros e motoristas, registrou um crescimento de 40% no último ano, atingindo um total de mais de 15 milhões de usuários ativos (dentro de uma base total da 99 de 40 milhões). 

99Pay – Crédito: Reprodução/app 99

“Nós temos planos ambiciosos de crescer no mesmo patamar (em 2023). Para isso, a ideia é engajar ao máximo o usuário na plataforma e criar cada vez mais aderência e frequência. Isso é o que alavanca o crescimento. O que conta são esses usuários ativos, não basta ter uma plataforma enorme”, afirma Maria Carolina Koch Rossi, head de desenvolvimento de negócios da 99Pay, à IstoÉ Dinheiro.

Maria Carolina Koch Rossi, head de desenvolvimento de negócios da 99Pay – Crédito: Divulgação

Na 99Pay é possível receber e transferir dinheiro via Pix, realizar (e parcelar) pagamentos com cartão ou saldo 99Pay, recarregar o celular pré-pago, solicitar empréstimo pessoal, comprar gift cards, além de comprar e vender cinco tipos de criptomoedas a partir de R$ 1. Questionada se a 99Pay pode se tornar um banco digital, em meio a tantas soluções, Koch diz que a plataforma ainda é uma carteira digital.

“Nós não temos nada mapeado sobre banco digital. Pode ser que aconteça, ou não. Nós somos mesmo uma carteira digital e o objetivo, desde o início, é servir aos usuários da 99”, completa.

Central de Recompensas

Para acelerar a fidelização, a 99Pay lançou a chamada “Central de Recompensas”. Trata-se de uma funcionalidade promocional que opera em um formato de gamificação. Nela, os usuários conquistam benefícios como cupons e cashbacks especiais. Para isso, o usuário deve realizar pequenas “missões” dentro da plataforma, como a realização da verificação de identidade, pagamento de boletos ou corridas, carregamento de saldo e cadastro de chaves Pix, para citar.

“Ela tem uma lógica de gamificação. O usuário tem a liberdade de escolher as missões que quer realizar para, então, ganhar esse benefício. Com os dados do usuário, são oferecidas missões relacionadas com ele, como um game que se ajusta aos interesses”, comenta Clarissa Brasil, head de marketing da 99Pay.

Clarissa Brasil, head de marketing da 99Pay – Crédito: Divulgação

99Pay Empresta

Um dos destaques da carteira digital é o 99Empresta, serviço de empréstimo pessoal para usuários da 99Pay. Lançado há nove meses, a plataforma já concedeu cerca de R$ 130 milhões para mais de 45 mil usuários. Quase 10% dos que utilizaram a funcionalidade pediram mais de um empréstimo ao longo desse período.

O valor médio emprestado é de R$ 2.500, sendo que ele tem como destino o pagamento de contas (24%), dívidas (19%) ou gastos extras com reformas (14%). A taxa de juros, em média, é de 6% ao mês. O usuário pode pegar um empréstimo de R$ 500 a R$ 10 mil, com a possibilidade de parcelamento em até 12 meses.

Futuro

No futuro, a ideia é que a 99Pay conte com a opção de compartilhamento de dados com outras instituições financeiras. O objetivo será otimizar a oferta de crédito a que o usuário poderá ter acesso. A ideia é que uma empresa terceirizada cuide deste serviço.