31/10/2014 - 20:00
Em 42 anos de atuação no setor de limpeza e gestão de resíduos urbanos, José Eduardo Sampaio, presidente da Vital Engenharia Ambiental, controlada pelo grupo pernambucano Queiroz Galvão, guiou-se por uma cartilha contendo dois princípios. “Um contrato perfeito é aquele no qual o munícipe fica satisfeito com o serviço e o prestador de serviço ganha dinheiro”, afirma ele. Foi a capacidade de colocá-los em prática que fez da empresa um dos destaques do setor em todo o Brasil, e consagrou-a com o bicampeonato do ranking setorial desta edição de AS MELHORES DO MIDDLE MARKET.
Para resolver a equação, a Vital vem apostando fortemente em tecnologia, inovação e formação de mão de obra. Criada em 1995, a empresa conta, atualmente, com um pequeno exército de dez mil funcionários, incluindo as empresas coligadas. “Boa parte dos executivos ingressou na Vital como trainees”, diz Sampaio. Funcionário do grupo há quatro décadas, o executivo diz estar fechando seu ciclo com chave de ouro. Entre 2009 e 2013, as receitas da Vital cresceram 55,8%, para R$ 511 milhões, enquanto o lucro avançou 113,2%.
Mais: além da solidez financeira, Sampaio e seus comandados colocaram em marcha um ambicioso plano de diversificação. Hoje, 90% das receitas da empresa dependem de clientes do setor público (prefeituras, basicamente). A ideia é ampliar a fatia oriunda do segmento privado dos 10% atuais para 30%. “Com isso, poderemos reduzir o impacto da inadimplência, que sempre se agrava em época de mudança de comando nas prefeituras”, afirma.
———————
Confira o Especial: As Melhores do Middle Market 2014:
- Ser educacional é a empresa do ano
- Um olho na gestão, outro na qualidade
- Como foram escolhidas as Melhores do Middle Market
- O rei do chimarrão
- Do campo à mesa
- Com as peças no lugar
- Colhendo na terra arrasada
- Ovos de ouro
- A todo gás
- Lição de casa
- Passos acelerados
- Tempo de oportunidades
- Tecnologia aplicada à construção
- Infraestrutura em evolução
- Uma força a mais
- De olho nos pequenos
- Focada no crescimento
- Resultados a reboque
- A química da inovação
- Se descuidar da saúde
- Sorriso em expansão
- A Aviação voa mais alto
- Família em festa
- Reestrutar para crescer
- Crescimento sob medida
- Embalando resultados
- Pista livre
- Diversificar para sobreviver
- A saída é pelo Nordeste
- Um caminho próspero
- Surfando no pré-sal
- Pé no acelerador
- Fórmula do crescimento
- Água limpa e abundante