20/02/2002 - 7:00
Os fiéis contam com um novo meio para contribuir para as igrejas evangélicas. Depois dos plásticos que trazem escudos de times de futebol ou os símbolos de organizações ambientais, agora chegou a vez dos cartões de crédito dos movimentos religiosos. No final do ano passado, foi lançado o cartão da entidade assistencial Adra, da Igreja Adventista do 7º dia. O cartão religioso funciona como outro qualquer. A diferença é que 30% da anuidade vai para as entidades religiosas. ?É uma maneira de as pessoas ajudarem os projetos sociais das igrejas que freqüentam?, diz Jair Scalco, diretor da Bradesco Cartões.
Além do recém-lançado Adra Visa, já existem pelo menos outros três cartões religiosos na praça. A pioneira foi a Fundação Renascer, da bispa Sônia Hernandes, que lançou em 1994 o Gospel Bradesco Visa. Depois veio a Casa Publicadora das Assembléias de Deus e a Convenção Batista Brasileira. Esse movimento já levou à emissão de 21 mil plásticos. É só o início. Existem mais de 20 milhões de evangélicos com potencial consumidor no Brasil. Além de servir como um ?dízimo de plástico?, os fiéis ainda podem acumular milhas com o programa Smart Club e trocá-las por prêmios como passagens aéreas.