02/08/2006 - 7:00
Alugar um carro, falar ao celular ou comprar com cartão de crédito são maneiras de gastar dinheiro que podem ter uma boa recompensa ? viajar de graça. Com planejamento e atenção, é possível tornar-se um caçador de milhas nos programas das companhias aéreas, que permitem a troca de pontos acumulados no consumo de alguns serviços por bilhetes de viagem. Hoje em dia, o caminho mais fácil para ganhar um assento num avião é comprar com cartões de crédito, que têm oferecido programas de bonificação em milhas cada vez mais atraentes. Este é o lado do cliente. Do ponto de vista das empresas, produtos com tais incentivos apresentam faturamento três vezes superior aos convencionais do mercado, de acordo com um levantamento recém-concluído da Partner Consultoria. ?As milhas contribuem para o aumento dos gastos nos cartões e fidelização dos clientes?, diz José Antônio de Carvalho, diretor da Partner.
Os emissores de cartões mantêm parcerias com as companhias aéreas Varig e TAM. O segredo para voar mais é entender como funcionam os programas de cada companhia e os sistemas de bonificação oferecidos pelos cartões. Segundo a Partner, oito aspectos devem ser considerados no momento da escolha do cartão ideal.
1- Qual a relação entre gastos e pontos acumulados no cartão?
Em geral, os cartões de crédito oferecem uma milha (ou ponto) para cada dólar gasto. Em alguns produtos voltados para o público de alta renda, como o cartão Platinum da American Express, a bonificação chega a até duas milhas. Na ponta do lápis, isso significa que, enquanto na maioria dos cartões é preciso gastar US$ 20 mil para ganhar uma viagem de ida e volta para a América do Sul, o usuário da Amex decola com metade disso.
2 ? E a relação entre pontos acumulados e milhas?
Na maioria dos programas, um ponto no cartão vale uma milha. Em alguns casos, porém, é necessário acumular mais de um ponto ? e conseqüentemente gastar mais de um dólar ? para conquistar uma milha. Nos cartões International e Gold, da Caixa Econômica Federal, por exemplo, cada ponto acumulado em compras vale só 0,83 milha da TAM.
3 ? Atenção ao prazo de validade dos pontos no cartão
Os emissores dos cartões estipulam um prazo para que os pontos sejam trocados pelas milhas ? geralmente de dois anos. Quanto maior o prazo, mais tempo o usuário tem para acumular a pontuação necessária para uma viagem. O ideal são os cartões cujo prazo de validade dos pontos não expira. Exemplo: o Santander Platinum.
4 ? E também ao prazo para gastar as milhas
Convertidos os pontos em milhas, as companhias aéreas fixam prazo para o beneficiário viajar. O da Varig, por exemplo, é normalmente de um ano. Depois disso, as milhas caducam. Nem sempre, porém, o programa que dá maior prazo é o melhor. Alguns parecem generosos, mas exigem mais milhas para dar o prêmio.
5 ? Há anuidade no programa?
Alguns emissores de cartão cobram taxa anual dos participantes do programa de milhagem. Nem sempre isso é uma desvantagem. No caso da Amex, por exemplo, o usuário paga a anuidade, mas, em compensação, ganha uma viagem gastando menos que nos outros cartões do mercado.
6 ? Ganham-se pontos na aquisição ou renovação do cartão?
Deve-se observar se o emissor do cartão oferece pontos no momento da aquisição e da renovação do produto ou mesmo na contratação de um cartão adicional. O Santander, por exemplo, oferece 500 pontos na adesão.
7 ? Cheque se é cobrada taxa para converter pontos em milhas
Alguns emissores de cartão de crédito cobram uma taxa para transferir os pontos do cartão para o programa de milhagem. Nesse caso, se cada ponto acumulado representar menos de uma milha, o programa pode não valer a pena.
8? Concentração
Independentemente do programa de milhagem escolhido, ganhar uma viagem fica mais fácil se o usuário concentrar seus gastos em um só cartão de crédito e transferir os pontos acumulados para uma única companhia aérea.