O grupo varejista francês Casino divulgou nesta terça-feira 6 que estuda unir as operações da Nova Pontocom no Brasil com a Cdiscount na França, Colômbia e Ásia.

A transação, de acordo com comunicado divulgado ao mercado, daria origem a uma das maiores operações de comércio eletrônico no mundo, com um faturamento líquido combinado de US$ 4.1 bilhões em 2013.

A operação ainda considera a abertura de capital no mercado dos Estados Unidos, onde estão listadas as principais empresas de tecnologia do mundo.

O projeto, de acordo com o Casino, está em estudo e será submetido à aprovação dos órgãos de governança das companhias envolvidas.

A Nova Pontocom é a segunda maior empresa de comércio eletrônico do Brasil, atrás apenas da B2W, que reúne as marcas Submarino e Americanas.com. Em 2013, faturou US$ 2 bilhões e opera os sites da Casas Bahia, Ponto Frio e Extra.

A Cdiscount, por sua vez, teve um volume de negócios de US$ 2,1 bilhões em 2013. Segundo o comunicado do Casino, lidera o comércio eletrônico na França. Três novos sites sob a marca Cdiscount foram lançados durante o primeiro trimestre de 2014 na Colômbia, Tailândia e Vietnã.