20/02/2025 - 14:32
O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Atlanta, Raphael Bostic, destacou a necessidade de cautela e humildade na condução da política monetária dos Estados Unidos, diante de um cenário econômico marcado por incertezas. Bostic afirmou que, embora a economia americana esteja forte e a política monetária em um “bom lugar”, os riscos persistem, especialmente em relação à inflação, que continua acima da meta de 2% estabelecida pela instituição.
“A inflação caiu significativamente, de mais de 7% em meados de 2022 para menos de 3%, mas ainda está acima do nosso objetivo”, disse Bostic, ressaltando que o maior risco para o mandato do Fed ainda vem da inflação.
Bostic também comentou sobre o mercado de trabalho, que, embora esteja mostrando sinais de desaceleração, permanece sólido.
Ele destacou que é mais difícil para os desempregados encontrarem emprego hoje do que no verão passado, e que a probabilidade de encontrar um novo trabalho está abaixo dos níveis pré-pandemia.
“O mercado de trabalho está amplamente estável, mas estamos monitorando vulnerabilidades potenciais”, afirmou Bostic.
Ele enfatizou que o objetivo do Fed é alcançar a meta de inflação de 2% sem causar danos ao mercado de trabalho, que tem sido um pilar importante para a economia norte-americana.
“De modo geral, acho que a inflação nos próximos meses continuará um curso irregular em direção ao objetivo de 2% do Comitê”, disse Bostic.
Ele também descartou a possibilidade de um novo “surto inflacionário”, afirmando que não há sinais de um aumento iminente na atividade econômica que possa gerar pressões inflacionárias.
O presidente do Fed de Atlanta também alertou que este não é o momento para complacência. “A política monetária está em um bom lugar, mas, por várias razões, este não é o momento para relaxar”, disse ele, destacando que o caminho da política monetária será guiado pelos dados econômicos que surgirem nos próximos meses.