16/02/2023 - 14:54
LONDRES (Reuters) – Celebridades e fashionistas se reuniram na Catedral de Southwark, em Londres, nesta quinta-feira, para se despedir da estilista veterana Vivienne Westwood, que morreu em dezembro aos 81 anos.
A cerimônia memorial para a designer e ativista atraiu nomes famosos do mundo do cinema, da música e da moda, incluindo as atrizes Vanessa Redgrave e sua filha Joely Richardson, Helena Bonham Carter, Gwendoline Christie e Elle Fanning, bem como as estrelas da música Simon Le Bon, Nick Cave, Bob Geldolf e Stormzy.
Os estilistas Paul Smith e Victoria Beckham, as modelos Kate Moss, sua filha Lila Grace, e Lily Cole, assim como o editor da Vogue britânica, Edward Enninful, estavam entre os grandes nomes da moda presentes na cerimônia, ao lado do marido e parceiro criativo de Westwood, Andreas Kronthaler.
Westwood era sinônimo do rock punk dos anos 70, vestindo os Sex Pistols –rebeldia que permaneceu sua marca registrada.
Ela abordava mudanças climáticas, poluição e seu apoio ao fundador do WikiLeaks, Julian Assange, em camisetas de protesto ou banners carregados por suas modelos na passarela de seus desfiles de moda.
Alguns convidados em seu memorial usavam crachás com as palavras “clima” e “revolução”, um deles usava uma saia com os dizeres “Libertem Assange”, enquanto outro usava um lenço retratando Westwood e “Rainha Vivienne”.
Muitos estavam vestidos com suas criações, incluindo designs em tartan, seus famosos saltos altos de plataforma e botas de pirata com tiras.
(Reportagem de Marie-Louise Gumuchian; reportage adicional de Sarah Mills)