O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) lançou, nesta quinta-feira, 30, a CeLesTe, assistente virtual para auxiliar empresas e cidadãos sobre os serviços do ministério. A ferramenta, disponível 24 horas, utiliza tecnologia de inteligência artificial para esclarecer dúvidas, fornecer informações e, quando necessário, encaminhar atendimentos para o MTE Responde, serviço com suporte humano especializado.

+ Juros do consignado chegam a dobrar na comparação entre bancos, alerta Procon-SP

“Fizemos um importante lançamento, demos um crachá para nossa assistente virtual, a CeLesTe — nossa nova servidora — que tem o papel de buscar, agilizar e melhorar o atendimento aos nossos servidores e também à nossa clientela, trabalhadores e trabalhadoras”, disse o ministro Luiz Marinho no lançamento.

Segundo o MTE, CeLesTe foi o nome escolhido em uma enquete realizada junto aos nossos servidores e servidoras. “Quero agradecer a sugestão que deu origem ao nome: CeLesTe — Ce-Les-TE — CLT. No momento em que estamos sendo atacados, o papel da CLT, o papel do trabalho formal e o lançamento desse nome, da nossa assistente virtual, é emblemático”, completou o ministo.

Como funciona a CeLesTe

A assistente funciona de forma contínua, sem necessidade de login. Uma equipe de servidores monitora e atualiza constantemente a ferramenta, informou o MTE.

  • Converse por texto: digite a dúvida e receba respostas baseadas em fontes oficiais;
  • Linguagem simples e prática: comunicação clara, sem jargões técnicos;
  • Atendimento integrado: quando necessário, direciona o usuário ao MTE Responde;
  • Acesso contínuo: disponível 24 horas por dia no site do MTE.