Tim Cook, CEO da multinacional de tecnologia Apple,  disse que não acredita que a proposta de metaverso de Mark Zulckeberg, criador do Facebook. Cook argumentou que a maioria das pessoas não sabe ao menos o que seja metaverso, quanto mais que irão querer passar parte de suas vidas dentro dessa rede de mundos virtuais.

Para ele, é importante que as pessoas entendam do que se trata a questão. “Eu realmente não tenho certeza se uma pessoa comum pode te dizer o que é o metaverso”, completou em entrevista à revista holandesa Bright.

+Apple perde segunda tentativa de processar Qualcomm por patentes nos EUA

A controvérsia não impede que a empresa continue pesquisando outros formatos de realidade aumentada, a RA, e a realidade virtual, RV. Tim Cook, entretanto, continua se recusando a aderir ao metaverso, ao contrário de Zuckerberg, que considera ser esta uma abordagem que contrasta com a postura interativa da Meta, conglomerado de tecnologia e mídia social.

A dúvida de Cook é compartilhada por outros executivos, como David Limp, chefe de dispositivos da Amazon. Ele disse que se perguntasse a “algumas centenas de pessoas o que elas achavam que o metaverso era, obteríamos 205 respostas diferentes”.  Outro executivo do setor, Evan Spiegel, da Snap (Snapchat, aplicativo de mensagens), repetiu o argumento de que pessoas reunidas em uma sala não conseguiriam definir o que é metaverso. Em sua empresa o termo é evitado por ser “bastante ambíguo e hipotético”.