Com o futuro do trabalho incerto, a CEO da IBM, Ginni Rometty diz ser importante para o futuro das empresas contratar funcionários baseado nas suas habilidades ao invés de apenas analisar seu currículo e diploma. Essa foi a tônica de sua fala durante o Fórum Ecônomico Mundial em Davos, na Suíça, onde a elite econômica mundial se encontrou durante esta semana.

Ela também analisou o ritmo das mudanças em relação ao trabalho no mundo, afirmando que a velocidade de transição das exigências profissionais vem causando uma enorme desilusão em relação ao futuro para grande parte da população. Ela afirmou que as tecnologias criam um grande problema de inclusão, onde grande parte da sociedade enxerga aquilo como não sendo bom para seu futuro.

“Acredito que aqueles que se beneficiam das tecnologias tem um sério dever, porque o avanço está mais rápido do que o desenvolvimento das habilidade”, disse a executiva da IBM sobre pessoas que estão tentando manter seu emprego no setor de tecnologia. Rometty também disse que essa frustração levou ao Brexit, processo de saída do Reino Unido da União Europeia.

Voltando a falar sobre a questão da formação, a CEO disse que a escolha de contratar por habilidades é uma maneira de diminuir a diferença entre pessoas que não estão inseridas no competitivo setor produtivo. “O governo não conseguirá resolver questões de educação e habilidades sozinho. Todos estamos em empresas cheias de diplomas e PhD’s, então temos que abrir espaço para que todos da sociedade possam assumir vagas” completou a CEO da IBM