27/10/2004 - 7:00
A cerveja, apesar de substantivo feminino, é a mais masculina das bebidas alcoólicas. Os fabricantes da loira gelada querem pôr um ponto final neste rótulo. Como? Lançando produtos destinados a elas, e não a eles. A Cervejaria Sul Brasileira, do Paraná, acaba de lançar a Donna?s Beer. Na definição do coordenador de vendas da fabricante, Saul Brandalise, é uma pilsen mais suave. ?As mulheres têm mais sensibilidade ao amargor que os homens?, diz Brandalise. ?Por isso, ela é mais doce, com um leve sabor frutado, é a diferença entre a calça jeans e a de veludo.? Na fórmula, elaborada depois de uma série de pesquisas de preferência, foi usado um fermento especial, que produz um álcool aceito com mais facilidade pelo organismo. Ou seja, apesar de o teor alcoólico ser igual ao das tradicionais marcas (4%), esta cerveja é mais rapidamente absorvida.
É a mesma linha seguida pela Baden Baden, de Campos do Jordão, que há quatro meses lançou a pilsen Golden, mais doce que as tradicionais e com um toque de canela, com o objetivo de acabar com a rejeição feminina. A nova marca já representa 15% da produção. ?Observando os hábitos dos nossos clientes, percebemos que a mulher, no geral, não fica à vontade quando toma cerveja, prefere pedir uma bebida ice ou um vinho?, diz Aldo Bergamasco, sócio da Baden Baden.