28/02/2019 - 15:40
As marcas globais de cerveja premium da Ambev – Budweiser, Stella Artois e Corona – cresceram, juntas, no mercado brasileiro, em termos de volume, mais de 35% no quarto trimestre em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo a empresa, a marca Corona registrou um “sólido desempenho”, mais do que dobrando seu volume no trimestre, enquanto Stella Artois, com o lançamento do vasilhame de 550 ml e da versão em lata, teve um aumento de mais 50% na comparação anual.
“Em 2018 fomos consistentes na execução de nossa estratégia comercial, fortalecendo nosso portfólio premium. Para ter sucesso nesse segmento, é fundamental contar com um portfólio diverso, como o que temos, para ter opções para todos os perfis de consumidores”, afirmou Fernando Tennenbaum, vice-presidente financeiro e de relações com investidores da Cervejaria Ambev, em comunicado distribuído à imprensa.
A ampliação das embalagens, afirma a Ambev, também contribuiu para “resultados expressivos” no portfólio doméstico de marcas premium no Brasil, com Serramalte e Original, que cresceram no quarto trimestre. “O lançamento da versão em lata da Serramalte colaborou diretamente para o crescimento de volume de 50% registrado pela marca no período”, informou.
A empresa lançou duas marcas de cerveja, a Nossa, em Pernambuco, e a Magnífica, no Maranhão. As duas têm, entre os ingredientes, a mandioca plantada em seus estados. “A Nossa, lançada no terceiro trimestre do ano passado, teve um crescimento forte no último trimestre, ganhando 5 pontos em participação de mercado no Estado”, destacou.
Segundo a Ambev, sobre o desempenho da marca Brahma, a cerveja “manteve o crescimento muito superior ao da indústria, o que já vinha acontecendo nos trimestres anteriores, apoiada em um portfólio completo com sete líquidos diferentes”.
“Nossa perspectiva é positiva para 2019. Permanecemos otimistas e temos certeza de que vamos chegar fortes em 2019 para entregar resultados ainda melhores. Temos um portfólio único no mercado, que oferece opções a todos os gostos e ocasiões de consumo. Além disso, confiamos na nossa capacidade operacional de produção, distribuição e nas inovações que temos previstas para o ano”, afirmou Tennenbaum na nota.
Em 2018, a empresa inaugurou o Centro de Inovação e Tecnologia Cervejeira (CIT) -, um dos mais modernos centros de inovação cervejeira do mundo, localizado no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Dois lançamentos saíram de lá: a Skol Hops e Skol Puro Malte. “Em menos de um ano no mercado, Skol Hops já apresenta volumes equivalentes às vendas da linha Brahma Extra, e a Skol Puro Malte chegou para ser a primeira puro malte leve do mercado”, afirma a empresa.
No relatório de desempenho que acompanha o balanço do quarto trimestre, a Ambev informa que o volume de cerveja no Brasil caiu 3,1% no ano passado, e que a estimativa é de a companhia tenha perdido 0,4 ponto porcentual de fatia de mercado ao longo de 2018, após ganhar 0,6 ponto porcentual em 2017.