O Google anunciou, na véspera da Consumer Electronics Show (CES) 2014, uma parceria com GM, Honda e Audi para lançar os primeiros veículos com sistema operacional Android. O projeto da empresa americana foi batizado de Open Automotive Alliance e, além das montadoras, tem a Nvidia como parceiro inicial. 

google_car.jpg
Carro inteligente do Google já fez teste em diversas cidades dos EUA 

 

Os carros com o sistema operacional virão com uma tela integrada e poderão baixar aplicativos exclusivos relacionados à mobilidade. Outros programas Android também serão compatíveis. Segundo o Google, já existe uma série de empresas e desenvolvedores trabalhando para desenvolver aplicativos para a versão automotiva do sistema.

 

“A plataforma aberta vai permitir que montadoras tragam tecnologia inovadora para os motoristas, além de criar oportunidades para desenvolvedores. Poderemos criar solução escaláveis para os motoristas em segurança e mobilidade”, afirmou a Open Automotive Alliance, em nota.

 

O Google já possui um histórico de pesquisa em carros inteligentes. Um dos projetos da empresa é o Google Car, que vai sozinho de um ponto ao outro – o motorista faz o papel apenas de observador. O carro já fez testes em diversas cidades americanas e não contabilizou nenhum acidente. Além disso, no final de 2013, o Google pagou US$ 1,3 pelo aplicativo de tráfego Waze, que mapeia o transito das cidades com o auxílio dos usuários.

 

A chegada do Android aos veículos é mais um passo no movimento do sistema operacional em se tornar o maior absoluto em seu segmento em número de dispositivos. Em 2014, o Android deve chegar a 1 bilhão de aparelhos, entre celulares, tablets, videogames, eletrodomésticos e, agora, carros. 

 

A CES 2014 abre as portas ao público no dia 7 de janeiro, em Las Vegas, nos Estados Unidos. A feira tem três dias e é conhecida pelas tendências de tecnologia que apresenta, além de dispositivos curiosos.