02/12/2023 - 9:00
Uma funcionária teve vídeo viral nas redes sociais após compartilhar o que ganhou na cesta de Natal da empresa onde trabalha. Panetone, chester, bebidas e outros itens aparecem na cena, e fez a internet ‘lamentar’: muitos usuários relataram que não ganham nenhum mimo de fim de ano no trabalho. Veja o vídeo aqui.
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Apesar dos relatos e da vontade de ganhar itens natalinos da empresa, é preciso saber: a entrega de cestas de natal aos colaboradores, apesar de tradicional, não é uma obrigatória por parte das empresas, que decidem realizar a entrega de forma espontânea.
“Este período gera certa expectativa nos colaboradores e em tempos onde o engajamento e o senso de pertencimento é algo extremamente importante nas organizações”, explica Debora Herdeiro, gerente de RH da Luandre.
A legislação brasileira não exige a distribuição de cestas de Natal ou qualquer outro item, mas é fundamental considerar as políticas internas e a imagem que a organização deseja transmitir para o colaborador.
“Afinal, se preocupar com o bem-estar dele pode fortalecer o vínculo e criar um ambiente mais positivo”, acrescenta Ana Paula Prado, CEO do Infojobs.
Vale lembrar também que algumas categorias podem ter cláusulas específicas relacionadas a benefícios de fim de ano. Sendo assim, também é necessário analisar o acordo coletivo quanto ao fornecimento de cestas natalinas.
Mariana Tonini, Analista de Recusros Humanos Pleno da Up Brasil, sugere uma forma de presentear os funcionários sem a tradicional cesta, mas usando cartões-presente, pois vale economizar em logística e armazenamento. Segundo pesquisa da Up Brasil, 66% dos funcionários esperam ganhar cartão-presente no Natal.
“É um benefício que também facilita a vida dos profissionais de RH, que não irão precisar pensar no transporte e no local para guardar inúmeras cestas”, comenta.