“Este fogo queimou 4.000 anos e nunca parou”, diz Aliyeva Rahila, guia turístico do Azerbaijão. “Mesmo a chuva vindo aqui, neve, vento – nunca para de queimar.”

À frente, chamas altas dançam incansavelmente em um trecho de 10 metros de encosta, tornando um dia quente ainda mais quente. Este é Yanar Dag – que significa “montanha em chamas” – na Península de Absheron, no Azerbaijão , onde Rahila trabalha.

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Um efeito colateral das abundantes reservas de gás natural do país, que às vezes vazam para a superfície, o Yanar Dag é um dos vários incêndios espontâneos que fascinaram e assustaram os viajantes do Azerbaijão ao longo dos milênios.

O explorador veneziano Marco Polo escreveu sobre os misteriosos fenômenos quando passou pelo país no século XIII. Outros comerciantes da Rota da Seda trouxeram notícias das chamas enquanto viajavam para outras terras.

É por isso que o país ganhou o apelido de “terra do fogo”.

Religião antiga
Esses incêndios já foram abundantes no Azerbaijão, mas como levaram a uma redução da pressão do gás no subsolo, interferindo na extração comercial de gás, a maioria foi extinta. Yanar Dag é um dos poucos exemplos remanescentes e talvez o mais impressionante.

Ao mesmo tempo, eles desempenharam um papel fundamental na antiga religião zoroastriana, que foi fundada no Irã e floresceu no Azerbaijão no primeiro milênio aC.

Para os zoroastrianos, o fogo é um elo entre os humanos e o mundo sobrenatural, e um meio através do qual a visão espiritual e a sabedoria podem ser adquiridas. É purificador, sustentador da vida e uma parte vital da adoração.

Hoje, a maioria dos visitantes que chega ao centro de visitantes simples de Yanar Dag vem pelo espetáculo, e não pela realização religiosa.

A experiência é mais impressionante à noite ou no inverno. Quando a neve cai, os flocos se dissolvem no ar sem nunca tocar o solo, diz Rahila.

Apesar da alegada antiguidade das chamas de Yanar Dag – alguns argumentam que esse incêndio em particular pode ter sido iniciado apenas na década de 1950 – é uma longa viagem de 30 minutos ao norte do centro de Baku apenas para vê-lo. O centro oferece apenas um pequeno café e não há muito mais na área.

Templo do Fogo de Ateshgah
Para uma visão mais profunda da história de adoração ao fogo do Azerbaijão, os visitantes devem seguir para o leste de Baku até o Templo do Fogo de Ateshgah.

“Desde os tempos antigos, eles pensam que [seu] deus está aqui”, diz nosso guia, ao entrarmos no complexo pentagonal que foi construído nos séculos XVII e XVIII por colonos indianos em Baku.

Os rituais de fogo neste local datam do século 10 ou antes. O nome Ateshgah vem do persa para “casa do fogo” e a peça central do complexo é um santuário de altar com cúpula, construído sobre uma saída de gás natural.

Uma chama natural e eterna queimou aqui no altar central até 1969, mas hoje em dia o fogo é alimentado pelo principal suprimento de gás de Baku e é aceso apenas para visitantes.

O templo está associado ao zoroastrismo, mas é como local de culto hindu que sua história está melhor documentada.

Comerciantes e ascetas
Construído como uma pousada de viajantes em estilo caravanserai, o complexo possui um pátio murado cercado por 24 celas e quartos.

Estes foram usados ​​de várias maneiras por peregrinos, comerciantes que passavam (cujas doações eram uma fonte vital de renda) e ascetas residentes, alguns dos quais se submeteram a provações como deitar em cal virgem cáustica, usar correntes pesadas ou manter um braço em uma posição por anos. No fim.

O templo caiu em desuso como local de culto no final do século 19, numa época em que o desenvolvimento dos campos de petróleo circundantes significava que a veneração de Mammon estava ganhando força.

O complexo tornou-se um museu em 1975, foi nomeado como Patrimônio Mundial da UNESCO em 1998 e hoje recebe cerca de 15.000 visitantes por ano.