16/04/2022 - 11:03
Viver até perto dos 100 anos é o sonho de muitas pessoas. Um estudo publicado no periódico britânico Journal of Epidemiology & Community Health mostra que a longevidade pode estar relacionada ao tamanho do corpo e o sexo da pessoa.
De acordo com a CNN, a pesquisa mostra que para viver até pelo menos os 90 anos pode depender do tamanho do seu corpo — altura e peso —, nível de atividade física. Esses pontos, conforme o levantamento, parecem influenciar a expectativa de vida de uma mulher mais do que a de um homem.
+ Atividades físicas melhoram qualidade de vida de idosos
Conforme o estudo, mulheres que viviam até os 90 anos eram, em média, mais altas e engordavam menos desde os 20 anos, em comparação com as mulheres que eram mais baixas e mais pesadas.
O fato curioso da pesquisa é que a mesma associação não foi observada para os homens, que tiveram mais benefícios da atividade física do que as mulheres.
Embora o estudo seja observacional e não possa estabelecer a causa, os resultados “fornecem dicas interessantes de que a saúde de homens e mulheres pode responder de maneira diferente ao IMC, altura e exercício”, disse o epidemiologista David Carslake, pesquisador associado sênior da Universidade de Bristol, no Reino Unido, que não participou do estudo, segundo a CNN.
É importante destacar que o IMC (Índice de Massa Corporal) é uma medida da gordura corporal com base no cálculo da altura e do peso.