O WhatsApp anunciou nesta quinta-feira, 19, uma nova funcionalidade exclusiva para usuários brasileiros. Agora será possível adicionar a chave Pix diretamente no perfil do aplicativo de mensagens.

+ Banco Central aprova pagamento de boletos por Pix; entenda

O novo botão ficará disponível abaixo da foto do usuário, facilitando a informação para quem precisa fazer uma transferência.

Desde junho, o WhatsApp anunciou a integração da chave Pix no Whatsapp Business, versão do aplicativo voltado para empresas. A novidade é que agora a funcionalidade chega também ao aplicativo pessoal. A exposição da chave Pix no perfil do usuário será opcional.

Segundo a Meta, a novidade será implementada gradualmente em todos os aparelhos do Brasil, começando nesta quinta-feira, 19, com previsão de chegar a 100% dos contatos até o final de janeiro.

“A funcionalidade atenderá principalmente prestadores de serviços e profissionais freelancers que recebem de diversas fontes, mas também facilitará transferências entre amigos e familiares”, diz a Meta. 

Como adicionar a chave Pix?

  • Clicar no ícone indicado para anexar arquivos ou imagens
  • Selecionar a opção “Pix”
  • Adicionar dados, como: nome, natureza da chave (celular, CPF, etc.) e o código
Confira o passo a passo/Crédito (Divulgação)

Meta opta por prioriza o Pix no Whatsapp Pay

A partir desta quinta-feira, 19, não será mais possível realizar pagamentos na plataforma utilizando cartão de débito. A novidade foi anunciada pela Meta em novembro para priorizar transações via Pix, “método mais digital e integrado que vai de encontro com o que a empresa quer oferecer”, argumentou a empresa ao anunciar a mudança.

Com a saída do cartão de débito do leque de opções do WhatsApp Pagamentos, restam três maneiras de enviar e receber dinheiro pelo aplicativo: Pix, cartão de crédito e cartão pré-pago.

*Estagiário sob supervisão