24/11/2016 - 18:13
O espanhol Martin Berasategui conquistou a oitava estrela do prestigiado guia Michelin, reforçando o título de chef com mais premiações do tipo na Espanha, depois que seu restaurante Lasarte, em Barcelona, foi agraciado com a terceira estrela.
O chef, de 56 anos, formado na modesta taberna dos pais e depois com grandes cozinheiros franceses, já tinha três estrelas no local que tinha no País Basco, onde nasceu, e mais duas em um restaurante em Lanzarote, arquipélago das Canárias.
Em Lasarte, o guia Michelin se “surpreendeu” com pratos “de elegância inusitada, tanto nos sabores quanto nas combinações”, indicou, em um comunicado.
O restaurante tornou-se, assim, o nono da Espanha com três estrelas, segundo a nova edição espanhola do guia, que manteve o nível máximo de excelência aos outros oito.
Também é o único estabelecimento culinário com três estrelas em Barcelona, a segunda cidade da Espanha.
O País Basco (norte) é a região de maior tradição gastronômica da Espanha, com quatro restaurantes com três estrelas, contra três estabelecimentos do tipo na Catalunha.
Hiperativo, Martín Berasategui é autor de uma dúzia de livros e dá dicas de cozinha em programas de TV e rádio, ao mesmo tempo em que assessora outros restaurantes.
Sua cozinha é “vanguardista”, com “raízes, mas aberta ao mundo”, como gosta de se apresentar este chef, casado e pai de uma filha, que trabalha com ele.
“Adoro minha profissão, sabia desde criança, sou um buscador permanente de novidades. Para mim, o segredo é respeito, humildade, atitude e trabalho”, declarou, em outubro.
“Há 41 anos, me propus ser alguém na cozinha e não me importei em suar sangue até consegui-lo”, acrescentou.
mck/du/jz/mvv