Um estudo feito por pesquisadores brasileiros do Instituto de Psicologia da USP, publicado na revista científica Plos One, aponta que o cheiro influencia na percepção visual e no julgamento de emoções de outras pessoas.

Segundo os autores do estudo, os odores podem facilitar ou prejudicar a identificação das expressões faciais, e essas expressões faciais, que demonstram alegria ou desgosto, por exemplo, podem influenciar na avaliação emocional dos odores. “Assim, é possível que a influência do odor na categorização emocional varie dependendo da intensidade das expressões”, diz o artigo.

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Essa não é uma descoberta exatamente nova para os cientistas, mas os pesquisadores quiseram avaliar como as pessoas poderiam, a partir da presença do cheiro, ser afetadas visualmente. 

Cheiro afeta a visão 

A equipe brasileira então estudou como as expressões faciais poderiam afetar o julgamento do odor, submetendo os participantes do experimento a expressões de alegria e tristeza extrema, mas também a expressões neutras.

Os resultados mostraram que os odores podem induzir uma resposta emocional que pode alterar o processamento emocional dos rostos, mas esse efeito provavelmente varia de acordo com a intensidade da expressão facial. 

“Essa variação pode ser resultado de um efeito bilateral entre os estímulos olfativos e visuais, uma vez que as expressões faciais também podem interferir no processamento emocional dos odorantes”, avaliam.

Os resultados desta pesquisa indicam que os efeitos do odor na identificação de rostos também são modulados pela intensidade das expressões faciais, devido à influência emocional bilateral da estimulação visual e olfativa.