24/12/2024 - 12:26
Ave queridinha dos brasileiros na época do Natal, o chester sempre ficou cercado de mistérios: alguém já viu um desses vivo? A ave existe na natureza? Ela é um frango com hormônios? Seu consumo é prejudicial?
O site IstoÉ Dinheiro montou um guia para explicar a origem dessa ave e porque ela faz tanto sucesso nos lares brasileiros.
O que é um chester?
O chester é uma ave criada a partir de um histórico de cruzamentos entre espécies de frangos.
Ele também possui características específicas em sua criação, como uma dieta especial e um abate mais tardio que o frango tradicional. Ele tem um peso maior e é composto 70% de peito e coxas. De acordo com a BRF, grupo dono da Perdigão, o fato de o chester ser maior que o frango não tem a ver com o uso de hormônios
O nome vem da palavra “chest”, que em inglês quer dizer “peito” no sentido de “peitoral”.
A espécie foi trazida da Escócia para o Brasil em 1980. Poucos anos depois, ele passou a ser comercializado no país pela Perdigão como concorrente do peru de Natal da Sadia.
Existe chester na natureza?
Não. O chester é uma ave patenteada pela Perdigão e somente a empresa tem o direito de explorar comercialmente a espécie.
Onde esses animais são criados?
A criação é realizada em 75 granjas da região de Mineiros (GO), em aviários com padrão técnico específicos. As aves são criadas em ambiente com controle de temperatura, umidade, iluminação e com alimentação específica elaborada por nutricionistas da BRF.
Calculadora natalina
Para este ano a Perdigão lançou um chatbot no Whatsapp, que pode passar informações sobre os produtos da empresa, responder dúvidas e ainda inclui uma “calculadora”, que ajuda a definir a quantidade de comida em relação ao número de convidados. O bot também sugere opções de prato principal, entradas e sobremesas.
Para interagir, basta clicar aqui.