28/10/2022 - 23:57
O Chevrolet Onix Joy, modelo que faz parte das gerações antigas do Onix, sai de linha no Brasil. O automóvel era fabricado somente para exportação, e era montado na planta da montadora em São Caetano do Sul exclusivamente para exportação.
A partir desta sexta-feira (28), a produção chegou ao fim, com a linha de montagem sendo transferida para a Colômbia, de onde seguirá sendo exportado para países como Argentina e Paraguai. A planta na cidade do ABC Paulista visa agora abrir espaço para a nova Montana.
+Chevrolet Onix atinge a marca de 500 mil unidades produzidas
Segundo a montadora norte-americana, o aporte feito na transferência da fabricação do Onix Joy para a Colômbia chega a US$ 50 milhões, cerca de R$ 267 milhões na cotação atual. A produção por ano em solo colombiano será de 35 mil unidades, incluindo as duas configurações da gama: hatch e sedan (Plus): a multinacional pretende exportar nada menos que 70% desse volume.
A entrada no mercado brasileiro foi em 2016, ainda como a versão Chevrolet Onix Joy. Por sua vez, o sedan seguia a mesma lógica e passou a se chamar Prisma Joy. Desde o início, os dois ocuparam a posição de carros de entrada, sendo os produtos mais acessíveis do fabricante.
A Chevrolet mudou a nomenclatura em 2019, depois do lançamento da atual geração do Onix, passando a apontar os modelos mais antigos como Joy e Joy Plus. No entanto, ambos deixaram de ser comercializados no Brasil em dezembro de 2021, mas permaneceram sendo produzidos n planta da montadora em São Caetano do Sul.