14/06/2013 - 21:00
Ação
A marca de chicletes Trident, da Mondelez (ex-Kraft Foods), vai levar para as ruas e parques de São Paulo uma série de shows. Entre os artistas confirmados, estão o cantor Buchecha e o roqueiro das antigas Kid Vinil. Para ouvir as músicas, no entanto, o público terá de mascar chicletes. É exatamente isso. Os músicos tocarão seus repertórios dentro de um cubo envidraçado. Para que o som seja projetado, a plateia terá de usar equipamentos especiais capazes de contar o número de mascadas e aumentar o volume gradativamente, até que o chiclete acabe. Buchecha se apresenta no dia 18 deste mês, na estação de metrô Pinheiros, e Kid Vinil tocará seu repertório no Parque Villa Lobos, no dia 29 de junho.
Tevê
Investimento esportivo
O canal de tevê paga Esporte Interativo (EI) recebeu um investimento de R$ 80 milhões da Turner, empresa de programação do grupo americano Time Warner. Com 7 milhões de fãs no Facebook, o EI é um dos veículos de maior audiência nas redes sociais. O forte da sua programação são os campeonatos europeus de futebol, como a Liga dos Campeões.
Ranking
Brasileiro criativo
O executivo Anselmo Ramos, vice-presidente de criação da Ogilvy, é o único brasileiro na lista anual dos profissionais mais influentes e criativos da propaganda, publicada pela influente AdAge, revista americana especializada em publicidade. Segundo a AdAge, Ramos chegou à lista por campanhas como a “Sketches”, feita para o sabonete Dove, que usa especialistas em perfis do FBI para provar às mulheres que elas são mais bonitas do que pensam.
Celular
Propaganda de bolso
Segundo a empresa de tecnologia Opera Mediaworks, o mercado brasileiro de publicidade móvel quadruplicou nos últimos 12 meses. Saiba qual plataforma é a mais utilizada pelos brasileiros e o conteúdo que mais atrai:
Urbanismo
Arte em construção
Para reduzir o impacto visual de suas obras, a incorporadora Brookfield lançou o projeto Urban Gallery, que abre espaço para novos artistas fazerem intervenções nos tapumes colocados em volta das construções. O designer gráfico Rica de Lucca é o primeiro a apresentar seu trabalho.
Bate-papo
Ulisses Zamboni, presidente e sócio da Santa Clara
Dona das contas dos grupos Boticário, Takeda e Qualicorp, a paulistana Santa Clara é uma das agências de publicidade remanescentes com controle 100% nacional. O CEO Zamboni fala à DINHEIRO sobre o setor:
O que o sr. pensa das estratégias de mídia social?
Existe muito exagero na importância atribuída à mídia social, cujas campanhas, típicas de marketing de guerrilha, são vistas por um punhado de pessoas. Não adianta nada fazer isso sem ter fixado previamente a marca na mente dos consumidores. Para isso, ainda precisamos dos veículos tradicionais como a tevê e a mídia impressa. Se vivêssemos na Inglaterra, onde apenas 23% das pessoas assistem à tevê, seria menos importante. Mas aqui ela tem 99% de penetração.
Ficou mais arriscado fazer propaganda?
Quando algum cliente me pede uma campanha sem riscos, eu digo para ir até a rua, para ver se não existe o risco de atropelamento. O cliente precisa aceitar que existe sempre algum risco.
Quais são os maiores problemas das agências?
Ainda existe aquilo de a agência conquistar um cliente e entregar a conta para ser tocada por estagiários. Ela faz isso porque o cliente não paga bem ou porque é de um setor que não lhe garante prêmios. Nossa categoria ainda é vista como a mais festeira.