WASHINGTON, 29 outubro 2013 (AFP) – O Chile é atualmente o país da América Latina com melhor ambiente para os negócios, enquanto a Venezuela é o último da lista, de acordo com uma polêmica classificação elaborada pelo Banco Mundial (BM) que foi divulgada nesta terça-feira.

Segundo o estudo “Fazendo Negócios” (Doing Business), Cingapura é o Estado que possui o melhor ambiente para os negócios em todo o mundo, enquanto o Chile, o melhor classificado entre os países latino-americanos, aparece em 34º lugar na lista. O Brasil ficou em 116º.

Os centros comerciais e financeiros do sudeste asiático lideraram o estudo pelo oitavo ano consecutivo, com Hong Kong na segunda posição e Nova Zelândia na terceira. Estados Unidos e Dinamarca completam os cinco primeiros lugares, como há um ano.

Na América Latina, Peru (42) e Colômbia vêm logo após o Chile, seguidos pelo México, na 53ª posição.

No outro extremo da lista do BM está a Venezuela, como o 181º país da lista, à frente de países como Eritreia, República Popular do Congo ou Sudão do Sul.

A lista do Banco Mundial também surpreendeu ao colocar a Argentina na posição 126, uma posição abaixo da Etiópia.

O relatório avalia os quadros regulamentares de cada país às pequenas e médias empresas, o acesso ao crédito e as facilidades para pagar impostos.

Os resultados do estudo representam as contribuições de cerca de 10.000 profissionais, informou o BM, que já foi objeto de fortes críticas pelas autoridades chinesas.

Abaixo a classificação dos países latino-americanos na lista elaborada pelo BM segundo o ambiente para os negócios:

– Chile: 34

– Peru: 42

– Colômbia: 43

– México: 53

– Guatemala: 70

– Uruguai: 88

– Costa Rica: 102

– Paraguai: 109

– Brasil: 116

– El Salvador: 118

– Nicarágua: 124

– Argentina: 126

– Honduras: 127

– Equador: 135

– Bolívia: 162

– Venezuela: 181

ahg/are/mv

© 1994-2013 Agence France-Presse