Cientistas chineses afirmam ter construído um computador quântico capaz de realizar certos cálculos quase 100 trilhões de vezes mais rápido do que o supercomputador mais avançado do mundo, representando o primeiro marco nos esforços do país para desenvolver a tecnologia.

Os pesquisadores construíram um protótipo de computador quântico capaz de detectar até 76 fótons por meio de amostragem do bóson gaussiano, um algoritmo de simulação padrão, disse à agência de notícias estatal Xinhua, citando pesquisas publicadas na revista Science. Isso é exponencialmente mais rápido do que os supercomputadores existentes.

+ China ativa reator experimental de fusão nuclear
+ China destrona os Estados Unidos como o primeiro sócio comercial da Europa

O avanço representa uma vantagem computacional quântica, também conhecida como supremacia quântica, em que nenhum computador tradicional pode realizar a mesma tarefa em um período de tempo razoável e é improvável que seja derrubado por melhorias algorítmicas ou de hardware, de acordo com a pesquisa.

Pesquisadores chineses estão competindo com grandes corporações dos EUA, como Google, da Alphabet Inc., Amazon.com Inc. e Microsoft Corp. pela liderança em tecnologia, que se tornou mais uma frente na corrida tecnológica EUA-China.

O Google disse no ano passado que construiu um computador capaz de realizar um cálculo em 200 segundos que levaria os supercomputadores mais rápidos cerca de 10.000 anos, alcançando a supremacia quântica. Os pesquisadores chineses afirmam que seu novo protótipo é capaz de processar 10 bilhões de vezes mais rápido do que o protótipo do Google, de acordo com o relatório da Xinhua.