09/04/2025 - 7:41
Os principais líderes da China estão buscando estreitar laços com os países asiáticos vizinhos, sinalizando que Pequim tenta promover a colaboração regional em sua disputa comercial com os EUA.
O presidente chinês, Xi Jinping, e outros membros importantes do Partido Comunista se reuniram na terça (8) e nesta quarta-feira, 9, para discutir o aprofundamento dos laços de segurança e comércio com o restante da região, de acordo com a agência de notícias estatal Xinhua.
Autoridades presentes à reunião disseram que pretendem gerar integração econômica com os países vizinhos e fortalecer a cooperação nas cadeias industriais e de suprimentos.
Separadamente, um alto funcionário do Ministério do Comércio da China disse a repórteres nesta quarta que a China trabalhará com mais parceiros comerciais e está confiante em lidar com quaisquer desafios.
Na terça, o premiê chinês, Li Qiang, discutiu questões comerciais com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, com ambas as partes prometendo uma cooperação mais profunda diante das tarifas impostas pelo governo Trump.
A China também promoveu recente reunião com o Japão e a Coreia do Sul para discutir os laços trilaterais.
As chamadas tarifas “recíprocas” dos EUA a importações globais entraram em vigor nesta quarta, incluindo uma massiva tarifação de 104% a produtos da China.
Pequim reiterou nesta quarta-feira a promessa de tomar “medidas resolutas” para defender seus direitos comerciais e de “lutar até o fim”, embora não tenha fornecido detalhes de como pretende responder a Washington. Fontes: Dow Jones Newswires e Associated Press.