Esporte

As ríspidas jogadas do rúgbi estão em alta na comunicação brasileira. O esporte bretão, um dos mais populares do mundo, voltará ao programa dos Jogos Olímpicos em 2016 e foi  estrela de campanha da Topper em 2010. Antenada, a chinesa JAC Motors fechou um patrocínio de quatro anos com a Confederação Brasileira de Rugby para estampar sua marca nas camisas das seleções brasileiras masculina e feminina da modalidade. A primeira aparição das imagens dos carros da montadora nos uniformes foi programada para o sábado, 10 de março, durante o Campeonato Sul-Americano de Rúgbi, no Rio de Janeiro. A partir desse evento, a seleção passa a usar o apelido de Os Tupis, proposto pela agência Shark&Lion e escolhido na última semana em votação pública, pela internet.

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Jornais


Quem matou o Lobo Mau?

 

Uma propaganda do jornal britânico The Guardian chamou a atenção por trazer uma nova abordagem nas campanhas sobre veículos de mídia. Um caprichado vídeo de 2 minutos, criado pela agência londrina BBH, mostra como se desdobraria uma ampla cobertura da lenda dos Três Porquinhos no mundo de hoje. As notícias se sucedem em tevê, redes sociais, tablets, celulares e publicações impressas.

 

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Publicidade


Mercado saudável

 

A compra de espaço publicitário atingiu R$ 31,6 bilhões, crescimento de 8,6%, em 2011, segundo o grupo Meio & Mensagem. Houve expansão de 3,8% nos jornais e de 3,5% nas revistas.

 

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Marketing


Time novo em campo

 

Junior Cigano (à esq.), campeão mundial dos pesos-pesados de MMA (artes marciais mistas), será o primeiro atleta agenciado pela Fessports’, empresa de marketing esportivo do grupo Fess’Kobbi, de Eduardo El Kobbi.

 

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Bate-papo

 

Carlos Paschoal, principal executivo de marketing da Sony Brasil. A japonesa pioneira dos eletrônicos deixou a fama de elitista para trás e procurou ampliar seu público no Brasil. Com isso, em dois anos, a operação local pulou da 13a para a 4a posição dentro da corporação.

 

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O número e o preço dos produtos vendidos no Brasil mudou. Como se faz um reposicionamento desses? 

Começamos trazendo equipes do Japão e fizemos pesquisas com 1,2 mil consumidores, a ponto de ter pessoas dormindo na casa dos clientes.

 

Como chegar a um novo público? As empresas não costumam ter uma visão limitada da classe C?

O segredo é fazer uma grande segmentação, com algumas campanhas gerais e outras bem focadas. Dividimos a classe C em oito segmentos de público diferentes, das pessoas mais conectadas à internet aos voltados para a família.