– A empresa chinesa Envision irá investir US$1 bilhão na produção de combustível de aviação sustentável (SAF, na sigla em inglês) a partir da cana-de-açúcar no Brasil, segundo comunicado do Palácio do Planalto divulgado nesta segunda-feira, 12, sobre a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China.

Além do aporte em SAF, o governo brasileiro divulgou uma parceria firmada entre a estatal chinesa Windey Technology e a Senai Cimatec na área de energia renovável. O projeto envolve a criação de um centro de pesquisa e desenvolvimento no Brasil para soluções como armazenamento de energia, disse o Ministério de Minas e Energia em nota.

Os anúncios foram realizados após audiências de Lula na China nesta segunda-feira com empresas de energia e outros setores, como a montadora GAC e a Norinco, que atua na área de defesa e infraestrutura.

O governo brasileiro também trabalhará durante sua viagem à China para garantir investimentos chineses em data centers, afirmou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a jornalistas.

“Eu estarei amanhã com o TikTok, que tem a previsão de investimento de R$50 bilhões no Estado do Ceará. Nós criamos todos os mecanismos. O Operador Nacional do Sistema abriu espaço para recepcionar esses investimentos. O nosso planejamento, a EPE, está fazendo todo o esforço para, o mais rápido possível, reforçar a transmissão até o Porto de Pecém”, disse Silveira.

A Reuters noticiou no mês passado que a ByteDance, dona do TikTok, está avaliando a instalação de data centers em Pecém, em projeto em parceria com a geradora renovável Casa dos Ventos que pode chegar a 1 gigawatt (GW) de potência.