Neste dia 24 de abril é comemorado o dia do Churrasco e, além da cerveja, o vinho também é uma bebida muito apreciada com diversos tipos de carnes. 

A sommelière do clube de vinhos Wine Thamirys Schneider explica que a harmonização do vinho com carnes vai muito além do tinto para carnes vermelhas e branco para carnes brancas e que até mesmo a temperatura pode influenciar na escolha. 

+Entenda por que 24/4 é dia do Churrasco e quanto custa um “churrasco do Lula”

“Além das carnes e acompanhamentos, o ideal é prestar atenção, também, ao momento. Se for um churrasco na praia  com calor 40ºC, é melhor evitar vinhos tintos encorpados e muito alcoólicos. Nesse caso, vale apostar em vinhos mais leves e frescos”, esclarece.

Confira dicas:

Versatilidade do Rosé 

O churrasco costuma apresentar uma grande variedade de itens para serem saboreados como vinagrete, salpicão, farofa, molhos, pão de alho, queijos, legumes na brasa, carnes vermelhas, linguiça e asinha de frango. A recomendação inicial é apostar na versatilidade. Os rosés têm estrutura para harmonizar diferentes tipos de carne, deve ser apreciado mais geladinho, é uma ótima opção para dias mais quentes e, sem falar que é um estilo de vinho que agrada muito o paladar cervejeiro do churrasco. Opte por rosés mais encorpados feitos com as uvas Malbec, Tannat e Syrah, já que elas têm boa concentração frutada nos aromas e sabores e com agradável frescor. 

Uma boa opção pode ser um espumante rosé, já que é uma opção coringa que compõe muito bem diferentes momentos, inclusive churrascos. É um vinho que tem estrutura, além de ter acidez mais vibrante que ajuda a limpar o paladar e proporcionar muito frescor, o que também é uma ótima pedida para dias quentes. 

Churrascos noturnos

À noite, em geral, há temperaturas mais amenas, o que torna mais agradável oferecer um vinho tinto para compor o momento. O vinho Nugan Estate Third Generation Shiraz 2019 é uma ótima opção. Parte deste vinho amadureceu em barricas de carvalho americano por no mínimo 6 meses, o que ajudou a arredondar os taninos e agregar mais estrutura. É um Shiraz encorpado, com expressiva concentração frutada nos aromas e paladar, com notas terrosas e de especiarias, taninos presentes e macios, de muita personalidade e marcante, sempre interessante para marcar presença em churrascos.

Temperaturas mais amenas

Churrascos tendem a ser marcados por carnes estruturadas e com boa presença de gordura. Uma boa escolha são os vinhos tintos mais tânicos e com boa presença de acidez para ajudar na mastigação e também limpar o paladar. Com isso, independentemente se é dia ou noite, os tintos mais encorpados farão uma excelente harmonização, porém, vale lembrar que vinhos tintos harmonizam melhor ocasiões com temperaturas mais amenas. Então, se o tempo estiver muito quente e ensolarado, essa escolha não é recomendada. Uvas como Tannat, Malbec, Syrah, Primitivo/Zinfandel e Cabernet Sauvignon são ótimas opções para esta harmonização mais estruturada.