21/01/2003 - 8:00
Antes de ser empossado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidou o então presidente Fernando Henrique Cardoso para um jantar particular na Granja do Torto, sua residência, em Brasília. O menu? Churrasco: para muitos, quase uma quebra de protocolo. O mesmo prato sem refinamento, mas com muita tradição e sabor, foi servido ao presidente de Cuba, Fidel Castro, quando desembarcou no Brasil para assistir a posse de Lula. Eis aí, com a aprovação do mais ilustre gourmet do País, a moda do churrasco fino. E para que essa ocasião gastronômica não fique demasiada informal, o especialista em carnes István Wessel ensina que é possível fazer um cordeiro, uma picanha ou até mesmo um pato na churrasqueira com a mesma sofisticação da culinária francesa. ?Sempre dá para preparar pratos diferentes e saborosos na grelha?, diz Wessel, que, além de cozinhar, é dono de uma grife de carnes que fornece para alguns dos restaurantes mais chiques de São Paulo, como o Fasano, Parigi e Café Antique.
O segredo para tornar uma
carne suculenta em um prato
chique é relativamente simples. Basta prepará-la da forma certa e ter à mão os apetrechos ideais
para o corte e o manejo do alimento. A primeira dica é saber escolher as carnes. Devem ser pequenas, com cerca de 400 gramas, e gordas para que tenham mais sabor. O corte também deve ser feito com muito cuidado. ?Sempre na transversal às fibras para que fique macia?, diz Wessel. E as facas são primordiais. De preferência, as que tenham uma lâmina de aço e estejam bem afiadas como, por exemplo, as da marca alemã Wüsthof.
Há inúmeras opções para fazer um churrasco digno de um
banquete presidencial. No menu possível, duas se destacam:
o carré de cordeiro com alecrim e a picanha de vitelo acompanhada de batata assada e rodelas de manteiga de ervas. No preparo
do cordeiro, basta colocá-lo na churrasqueira por cerca de 20 minutos acompanhado de alguns dentes de alho e alecrim.
Depois de assá-lo em um fogo brando, joga-se azeite de oliva e páprica doce sobre a carne para então servi-la. A picanha de vitelo, por sua vez, é assada durante 20 minutos e temperada com apenas sal grosso e pimenta do reino. Enquanto a picanha doura, uma deliciosa batata é assada e acrescida de uma manteiga de ervas. Agora que está pronta, é só servi-la e deixar qualquer chefe de Estado de queixo caído.