19/07/2013 - 21:00
Papéis avulsos
As ações da Hering subiram 0,17% na quinta-feira 18, um dia após o anúncio dos resultados do segundo trimestre. As vendas mais aquecidas nas lojas multimarcas e nas unidades franqueadas elevaram a receita bruta para R$ 521,2 milhões, crescimento de 13,1% sobre o mesmo período do ano passado. O lucro líquido subiu 4,3%, para R$ 88,8 milhões. O destaque foram as linhas infantis. As vendas da marca Hering Kids subiram 36%, impulsionadas pela abertura de 12 lojas, e o faturamento da grife PUC subiu 18,1%.
As roupas para adultos apresentaram um desempenho mais modesto, mas igualmente positivo. Na marca Hering, o crescimento foi de 11,6%. Na Dzarm, o avanço foi de 3,9%. Até o fim do ano, a empresa quer abrir 107 lojas, sendo 77 Hering Store e 30 Hering Kids. No fim de junho, a Cia. Hering tinha 672 lojas, entre próprias e franqueadas. Em relatório, o analista Luiz Cesta, da Votorantim Corretora, diz que o investidor precisa ficar atento às pressões da taxa de câmbio, que podem mexer nas margens da companhia.
Touro x Urso
A possibilidade de uma retirada mais lenta das medidas de estímulo à economia americana pelo Federal Reserve (Fed), o banco central americano, deverá continuar sustentando a alta de preços nas ações ao longo desta semana, assim como ocorreu na semana passada. Na quinta-feira 18, o Índice Bovespa havia avançado 0,4% no mês, embora ainda amargue uma queda de 21,8% no ano.
Energia
CPFL Renováveis avaliada em R$ 5,16 bilhões
O lote de 82,7 milhões de ações da CPFL Renováveis reservado para a oferta pública inicial foi avaliado em R$ 1,035 bilhão. Com isso, o valor total da empresa do grupo CPFL ficou em R$ 5,16 bilhões. O preço unitário das ações ficou em R$ 12,51. A empresa havia agendado o IPO para 2012, mas desistiu da operação em outubro, devido às mudanças na regulamentação no setor elétrico e ao momento do mercado. A estreia da CPFL Renováveis na bolsa é a primeira do segundo semestre e a sétima realizada em 2013.
Quem vem lá
Ouro Verde no pregão
A locadora de veículos e equipamentos paranaense Ouro Verde, que possui uma frota de 4.613 equipamentos pesados, 15.084 veículos leves e um valor de mercado estimado em R$ 1,1 bilhão, iniciou os procedimentos para abrir capital e solicitou seu registro como empresa aberta à Comissão de Valores Mobiliários na segunda-feira 15. A meta é fazer o IPO e negociar ações na bolsa até 2014. A expectativa é captar para financiar o crescimento.
Varejo
Julho lucrativo para Magazine Luiza
As ações do Magazine Luiza acumulam alta de 14,7% em julho. Apenas na quarta-feira 17, os papéis subiram 7,1%, após a presidenta do grupo, Luiza Trajano, comemorar as vendas preliminares do mês. “Julho está melhor do que junho e as vendas estão nos surpreendendo”, disse. Segundo ela, o programa Minha Casa Minha Vida tem estimulado a compra de eletrodomésticos, o que favorece os números da rede.
Destaque no pregão
Lucro da Localiza cresce 866%
A Localiza, presidida por Eugênio Pacelli Mattar, registrou, no segundo trimestre, um lucro 866% superior ao do mesmo período de 2012, passando de R$ 10,7 milhões para R$ 103,4 milhões. No período, a receita líquida consolidada cresceu 3%. O segmento aluguel avançou 8%, beneficiado pela expansão da locação e pela terceirização de frotas. Já as vendas de seminovos, porém, recuaram 2,2%, prejudicadas pelos incentivos governamentais para a aquisição de carros zero quilômetro. Os números superaram as perspectivas de analistas e, na quarta-feira 17, as ações da empresa subiram 1,9%.
Palavra do analista: Segundo Karina Freitas, da corretora Concórdia, a companhia tem feito a lição de casa ao manter um nível de rentabilidade adequado, a despeito de um ritmo mais lento da economia. “A Localiza vem estabelecendo seus preços de forma a assegurar um patamar razoável em suas margens”, afirma.
Mercado em números
Petrobras
US$ 1,5 bilhão - é o valor total dos dois acordos de financiamento que a estatal fechou com o Japan Bank for International Cooperation, banco de fomento japonês.
MRV
R$ 1,38 bilhão - é o resultado das vendas contratadas na construtora, no segundo trimestre, 47% superior ao mesmo período do ano passado. O volume vendido no trimestre chegou a 10.551 unidades, 31% superior ao ano anterior.
ALL
R$ 578,4 milhões – foi a geração de caixa, medida pelo Ebitda, no segundo trimestre. O montante representa um crescimento de 12,5% na comparação com o mesmo período de 2012.
BR Pharma
R$ 250 milhões - é quanto a empresa quer captar com a emissão de 25 mil debêntures simples, com valor unitário de R$ 10 mil cada.
TOTVS
R$ 37,4 milhões - foi o valor pago pela empresa de tecnologia por 100% da RMS Software e da Webstrategie Software. O valor pode aumentar em até R$ 5 milhões, dependendo do cumprimento de metas estabelecidas para a RMS.
Colaboraram: Patricia Alves e Fernando Teixeira