Os observadores do céu terão um deleite em abril com o retorno de uma chuva de meteoros e uma “Lua Negra” cheia.

Os meteoros, também chamados de estrelas cadentes, são fenômenos luminosos provocados por pequenas partículas de poeira cósmica que queimam na alta atmosfera terrestre. Em determinadas épocas, o número de meteoros é maior do que o normal, formando as famosas chuvas de meteoros.

+ Agências espaciais analisaram chances reais de asteroide chocar com a Terra em 2023

A primeira chuva mais intensa do ano a ser visível do Brasil será a dos Lirídeos, que ocorrerá na madrugada de 23 de abril. Em condições ideais, podem ser observados até 20 meteoros por hora. Confira outros fenômenos astronômicos que marcam este mês:

CALENDÁRIO CELESTE

DIA 5
Conjunção na madrugada
Marte e Saturno fazem sua aproximação máxima nesta noite, com a constelação de Capricórnio como cenário. Olhe para o Leste a partir das 2h30. Marte é o mais avermelhado do par.

DIA 23
Meteoros ao Norte
A temporada de chuvas de meteoros se inicia com os Lirídeos, provocados pelos detritos deixados na passagem do cometa Thatcher. A atividade começa após à meia noite, com pico por volta das 4h. Olhe para o Norte, na direção da estrela brilhante Vega, a alfa da Lira.

DIA 30
Brilho máximo
A última manhã do mês começa com uma conjunção incrível dos dois planetas mais brilhantes. Vênus e Júpiter ficam lado a lado, tendo as estrelas da constelação de Peixes como pano de fundo. Olhe para o Leste a partir das 3h30.

A Lua Invisível
Você provavelmente já ouviu falar da Lua Azul, a segunda lua cheia num mesmo mês do calendário. Similarmente, o termo Lua Negra é usado quando temos duas luas novas num mesmo mês. Trata-se apenas de uma curiosidade, já que nesse dia não é possível ver a Lua no céu.