25/08/2004 - 7:00
A Companhia Athletica terá de fazer como seus alunos: suar a camisa e reduzir alguns quilinhos de sua estrutura para caber, digamos, numa roupinha menor. A rede de academias que por 19 anos colocou seu logotipo em galpões de 5 mil m2, voltados à classe média alta, cria agora sua segunda bandeira, batizada de Cia. Express. Serão academias menores (1,5 mil m2) e mensalidades reduzidas. Foi essa a fórmula encontrada pela empresa para sobreviver no mercado de fitness no Brasil. ?Era preciso entrar em novos mercados competitivamente?, diz Richad Bilton, diretor-geral da Cia. Atlhtetica. O primeiro passo foi dado este mês com a inauguração da nova unidade no shopping SP Market, em São Paulo.
A Cia. Athletica, na verdade, se viu forçada a perder peso. Primeiro porque são cada vez mais raras ? e mais caras ? as áreas de 5 mil m2 em grandes capitais. Ao mesmo tempo o bolso da população anda curto para gastar mensalmente mais de R$ 200 com ginástica. ?Temos que levar em conta a economia brasileira e a faixa da população com condições de bancar uma academia?, diz Bilton. No País, apenas 2% da população gasta com ginástica, enquanto nos Estados Unidos a taxa sobe para 15%. Com a nova bandeira, a estimativa é abrir pelo menos duas novas unidades a cada 12 meses da Cia. Express, ante a uma nova inauguração anual da Cia. Athletica. A nova bandeira será também responsável em aumentar o faturamento de R$ 37 milhões registrados em 2003 para R$ 45 milhões este ano.
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NOVAS FORMAS DA CIA. ATHLETICA
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