O ciclone tropical Ida se transformou, nesta sexta-feira (27), em furacão ao se aproximar das costas de Cuba, anunciou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

O ciclone está a 50 quilômetros ao leste da Ilha da Juventude, em Cuba, e se desloca para o noroeste, uma direção que manterá nos próximos dias, disse o organismo.

No domingo poderia tocar o solo em Louisiana, no sul dos Estados Unidos, segundo as previsões do centro meteorológico com sede em Miami.

Ida se move a cerca de 24 km/h, com ventos máximos sustentados de cerca de 120 km/h e rajadas mais fortes.

Passará perto ou sobre a Ilha da Juventude e o oeste de Cuba nas próximas horas, antes de se mover pelo sudeste e o centro do Golfo do México durante a noite e no sábado, segundo a trajetória estimada pelo NHC.

Poderia alcançar as costas americanas no domingo com uma força próxima a de um furacão maior.

Os furacões maiores são os de categoria 3 ou superior, ou seja, aqueles que têm ventos máximos de 178 km/h ou mais, segundo a escala Saffir-Simpson, que classifica os ciclones tropicais em função de sua intensidade.

Cuba emitiu um alerta de furacão para as províncias de Pinar del Río, Artemisa e o município especial de Ilha da Juventude.

O NHC anunciou uma vigilância de furacão desde Cameron, no oeste de Louisiana, até a fronteira do Mississippi e Alabama, assim como na área metropolitana de Nova Orleans.