Os países que têm na exploração do petróleo sua principal atividade econômica estão utilizando os ganhos com a venda do ouro negro para se tornar mais verdes. A Repúbica do Azerbaijão, na Ásia, é a mais nova integrante desse time. Um de seus mais ambiciosos projetos nessa área é a instalação de um ecoresort em uma ilha na baía de Baku, a capital do país. A primeira cidade asiática neutra em carbono tem como foco os magnatas que enriqueceram com a exploração de petróleo e gás na região e será uma espécie de Mônaco do Oriente. Ainda não foi revelado o custo total nem o prazo para a conclusão do empreendimento. Veja mais detalhes do projeto abaixo:

22.jpg

 

 

 

 

Rio de Janeiro 


Poluidores na mira 

 

O governo do Rio de Janeiro começa a apertar o cerco sobre os poluidores. As grandes empresas instaladas no Estado terão de informar quanto emitem de dióxido de carbono (CO2). O material comporá um banco de dados que servirá de base para as exigências de compensações para a renovação de licenças ambientais de companhias como a Refinaria Duque de Caxias (foto), que integra o sistema Petrobras. A estatal petrolífera, aliás, já se comprometeu a aplicar R$ 1 bilhão para mitigar os efeitos de sua atuação no Estado. 

 

23.jpg

 

 

 

Energia


A força do lixo 

 

A transformação do gás metano, resultante da decomposição do lixo urbano, pode ser uma importante fonte de energia elétrica, de acordo com estudo realizado pela consultoria paulistana Andrade & Canellas. O trabalho, que tem como base os números da Abrelpe, que reúne as empresas do setor de limpeza, mostra o seguinte cenário: 

 

24.jpg

 

 

 

 

Energia 2


Banho solar 

 

Ideias simples muitas vezes podem se tornar importantes instrumentos em batalhas de grande porte, como a luta contra o aquecimento global. Uma das iniciativas nessa linha leva a assinatura das empresas Anauger e Blue Sol, de São Paulo. Elas são as criadoras da ducha solar (foto), sistema que usa uma placa voltaíca para bombear água para alimentar um chuveiro e uma torneira. O objetivo é substituir equipamentos movidos a diesel, instalados nas praias do País. 

 

25.jpg

 

 

 

Reciclagem


O caminho do óleo 

 

O segmento que atua com óleos lubrificantes vai abrir a série de regulamentação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Caberá às empresas e associações do setor, em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente, definir um sistema para recolhimento e reciclagem das embalagens de óleo vendidas em postos de combustíveis e no varejo em geral. A expectativa é de que as medidas sejam adotadas até o final do ano. Os próximos setores são lâmpadas fluorescentes, medicamentos e eletrônicos.

 

26.jpg

 

 

 

Empresas do Bem


Comunidade


Brindes sociais

 

O designer Lars Diederichsen encontrou um jeito de unir sustentabilidade e lucro. À frente do Instituto Meio, ele capacita artesãos para produzir brindes para grandes empresas. Uma das iniciativas envolveu a Natura e moradores de Alcântara (MA), que forneceram bolsas de palha de Buriti para a fabricante de cosméticos.

 

27.jpg

 

 

Cultura 


Arte popular

 

A Edenred do Brasil, holding global da Ticket, presidida por Oswaldo Melantonio Filho, pretende, literalmente, levar a cultura onde o povo está. Para isso, vai promover uma série de espetáculos de teatro, música, cinema e circo em áreas populares do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Desde 2007, a iniciativa já beneficiou 300 mil pessoas.

 

28.jpg