07/11/2025 - 13:03
A cidade de São Paulo tem oscilado bastante nas condições climáticas, com registro de calor, frio e chuva ao longo desta semana. Para sábado, 8, a expectativa é de precipitações de forte intensidade com risco de alagamentos e temperatura máxima de 26ºC. Há previsão de rajadas de vento de 100 km/h. Já a temperatura deve ficar mais baixa no domingo, 9, com a máxima em torno dos 21ºC.
Na quinta-feira, 6, a Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para a formação de fortes tempestades no fim de semana, em razão da atuação de um ciclone extratropical que se desloca do Sul para a região Sudeste. “O ciclone extratropical se deslocará pelos Estados do Sul em direção a São Paulo, portanto as Defesas Civis do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro atuarão de forma integrada, com os Centros de Monitoramento dos cinco órgãos compartilhando informações em tempo real durante a evolução do sistema”, adiantou o órgão estadual.
Nesta sexta-feira, 7, o dia será marcado por calor. No fim da noite, a quantidade de nuvens aumenta e há potencial para chuva rápida e isolada, com baixo volume acumulado, de acordo com o Centro de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo.
Veja a previsão para a cidade de SP, segundo a Meteoblue:
. Sexta-feira: entre 15ºC e 27ºC;
. Sábado: entre 16ºC e 26ºC – previsão de muita chuva;
. Domingo: entre 15ºC e 21ºC.
Previsão de ventos intensos no Estado de SP
A Defesa Civil do Estado de São Paulo afirma que rajadas de vento acima de 70 km/h já são suficientes para provocar quedas de árvores, destelhamentos e interrupções de energia; com velocidades acima de 100 km/h, o risco de danos pontuais aumenta de forma significativa, exigindo atenção redobrada dos municípios e da população.
Segundo o órgão, as rajadas previstas para o fim de semana “chamam atenção pela intensidade e podem causar danos, sobretudo em áreas urbanas e litorâneas”.
Veja a seguir a previsão de ventos para o Estado de SP:
. 115 km/h no litoral norte;
. 110 km/h na baixada santista, Vale do Ribeira e região de Itapeva;
. 100 km/h na região metropolitana de São Paulo, Campinas, Sorocaba, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira;
. 95 km/h nas regiões de Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Bauru e Araraquara.