14/11/2025 - 14:53
A Cidara Therapeutics, uma empresa de biotecnologia que desenvolve terapias com conjugados de fármacos, confirmou que firmou um acordo definitivo pelo qual a Merck adquirirá a empresa, por meio de uma subsidiária. O negócio prevê o pagamento de US$ 221,50 por ação em dinheiro, totalizando um valor de transação de aproximadamente US$ 9,2 bilhões.
Com sede em San Diego, na Califórnia, a Cidara desenvolve o CD388, um agente antiviral experimental de longa duração e independente da cepa direcionado para prevenir a infecção pelo vírus influenza em indivíduos com maior risco de complicações da gripe.
“A aquisição está alinhada com a estratégia de desenvolvimento de negócios da Merck, orientada pela ciência, diversificando e expandindo o portfólio de produtos da empresa”, segundo o comunicado da Cidara.
“Continuamos a executar nossa estratégia de desenvolvimento de negócios orientada pela ciência, ampliando nosso portfólio com o CD388, um antiviral de longa duração potencialmente inovador, desenvolvido para prevenir a gripe em indivíduos com maior risco de complicações”, disse Robert Davis, presidente do conselho e diretor executivo da Merck. “Pretendemos dar continuidade ao notável progresso da equipe da Cidara e estamos confiantes de que o CD388 tem o potencial de ser outro importante motor de crescimento na próxima década, criando valor real para os acionistas.”
O CD388 está atualmente sendo avaliado em um estudo de Fase 3 com participantes adultos e adolescentes que apresentam maior risco de desenvolver complicações da gripe. Com base nos resultados do estudo de Fase 2b, a Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora de alimentos e remédios dos EUA, concedeu ao CD388 a designação de Terapia Inovadora.
As ações da Cidara mais que dobravam de valor, disparando 106% perto das 14h26 (de Brasília). A Merck tinha alta de 1,93% no mesmo horário.