Thiomargarita magnifica é o nome da recente bactéria encontrada nos mangais das Caraíbas, que tem uma única célula com um comprimento 5 mil vezes superior ao de outros micróbios. A célula da espécie tinha 2 centímetros e era visível a olho nu, tendo um comprimento semelhante ao de um amendoim.

+ Bactérias resistentes a antibióticos causaram mais de 1,2 milhão de mortes em 2019

“Quando se trata de bactérias eu nunca digo nunca, mas esta está com certeza aumentar o que pensávamos ser o limite superior [de tamanho] em 10 vezes”, disse Verena Carvalho, microbiologista da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos.

A investigadora acredita que caso a célula não sofra danos, como ser levada pelas ondas ou pelo vento, pode crescer ainda mais.

Além do seu tamanho, também o fato do genoma estar envolto numa membrana a distingue das outras bactérias, nas quais este circula livre dentro da célula, explicam os cientistas na revista Science. Esta característica é observada em células complexas, como as presentes no corpo humano, o que traz evidências de um elo perdido entre a evolução destas células.

Quando analisaram o DNA presente na bactéria, a equipe descobriu que o genoma era “enorme”, e tinha 11 milhões de bases com cerca de 11.000 genes claramente distinguíveis”Normalmente, os genomas bacterianos têm em média cerca de 4 milhões de bases e perto de 3900 genes”, explicam.